Depois de vários dias com predomínio de tempo firme, a chegada de uma frente frita na próxima quinta-feira (15) muda as condições atmosféricas em Santa Catarina.

A partir da manhã de quinta-feira (15), chove em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. No decorrer do dia a chuva avança para as demais regiões do estado, com risco baixo para ocorrências relacionadas a temporais isolados, como descargas elétricas e rajadas de vento.

Ao longo de toda a sexta-feira (16), a chuva fica concentrada entre o Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte, gerando acumulados pontuais em torno de 50mm e trazendo risco baixo para ocorrências relacionadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos.

Na madrugada de domingo (18), a entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar provoca um declínio acentuado das temperaturas em todo o estado, especialmente no Planalto sul, onde as temperaturas do amanhecer já ficam abaixo de 0ºC. Na manhã de segunda-feira (19), mínimas negativas podem ocorrer do Extremo Oeste aos Planaltos. Na serra catarinense, as temperaturas podem chegar a -8ºC.

*Com informações de Defesa Civil de Santa Catarina.