Classificação de risco para Covid-19 é alterada para nível “grave” em Blumenau e região

Por: Felipe Elias

30/12/2020 - 11:12

A nova Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Governo de Santa Catarina classifica 12 das 16 regiões do estado como em alerta “gravíssimo” (cor vermelha) para o novo coronavírus.

O Médio Vale do Itajaí, que envolve cidades como Blumenau, Brusque, Gaspar e Indaial, obteve avanços e foi reclassificado para o nível “grave” (cor laranja).

As regiões de Xanxerê, Oeste e Grande Florianópolis também tiveram a avaliação alterada de “gravíssimo” para “grave”. Na semana passada todas as regiões catarinenses estavam em nível “gravíssimo”, ou seja, em alerta máximo para a Covid-19.

O maior avanço foi registrado no quesito transmissibilidade, onde apenas a região do Alto Uruguai permanece em estado “gravíssimo”. De acordo com a epidemiologista Maria Cristina Willemann, a queda do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário.

 

“A maioria das regiões segue com uma ocupação de leitos maior que 80%, temos também um número alto de óbitos. Essa melhora na matriz se deve à redução do número de casos, mas é preciso estar atento aos dados. Essa queda pode ser real ou ocasionada pelos feriados e uma diminuição no número de profissionais que reportam os casos ao sistema”, explica.

 

Desde o dia 23 de dezembro, data de divulgação da última matriz de risco, Santa Catarina registrou 13.736 novos casos e 276 mortes causadas pela Covid-19.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: