No dia 13 de dezembro de 2020 ocorreu a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Pequeno Cotolengo Joinvilense.

Guiada pelos princípios Orionitas, a instituição tem o objetivo de acolher pessoas com múltiplas deficiências em situação de vulnerabilidade social.

O terreno em que o novo Pequeno Cotolengo Joinvilense será construído tem área de 100 mil m2 e está localizado na Estrada do Barbante, no Morro do Meio, território da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio.

Sua implantação atende às necessidades sociais da região e é também uma prerrogativa Orionita: estabelecer nas proximidades de toda paróquia, uma obra social.

O Pequeno Cotolengo é uma força mundial. Presente em 32 países, assiste mais de 50 mil pessoas.

No Brasil, os Pequenos Cotolengos estão presentes em vários estados do país, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Ceará.

Em Santa Catarina, a organização já existe na cidade de São José, região metropolitana de Florianópolis e agora estará presente também em Joinville.

Projeto concretizado

O novo Pequeno Cotolengo Joinvilense é fruto da obra do Pequeno Cotolengo Paranaense, administrada pelos diretores Padre Renaldo Lopes e Diogo Azevedo.

Para o diretor presidente do Pequeno Cotolengo Paranaense, padre Renaldo Lopes, o Pequeno Cotolengo em Joinville é um projeto de longa data.

“Ter um Pequeno Cotolengo na cidade das flores é um desejo antigo, uma semente lançada há mais de dez anos que agora floresceu”.

O diretor executivo do Pequeno Cotolengo Paranaense, Diogo Azevedo, enfatizou que a nova obra é motivo de orgulho e satisfação.

“Queremos fazer possível o desejo de Dom Orione de atender os mais pobres e necessitados da região de Joinville”, contou.

No fim de 2020, os processos para o início da construção iniciaram com a compra do terreno e a benção da Pedra Fundamental, ato simbólico para representar o início da obra na cidade.