Cidade da Grande Florianópolis faz mutirão contra o câncer de pele

Ação vai acontecer em Palhoça | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/12/2019 - 13:12 - Atualizada em: 05/12/2019 - 13:57

No próximo sábado (7), a Prefeitura vai realizar um mutirão de avaliações médicas em lesões e manchas suspeitas de câncer de pele. A ação ocorre em alusão à Campanha Nacional Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas.

Na Policlínica Municipal, que funciona em parceria com o curso de medicina a Unisul, médicos dermatologistas, acadêmicos e outros colaboradores estimam atender, de forma voluntária, 250 pessoas entre as 9h e as 15h.

O mutirão de procedimentos diagnósticos e terapêuticos é destinado a qualquer pessoa que possui lesão suspeita de câncer na pele, porém o atendimento será exclusivo para pacientes com suspeita de câncer de pele, ou seja, outras dermatoses não serão atendidas nesta campanha. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

Na campanha de 2018, foram realizados 240 atendimentos, 53 procedimentos, entre criocirurgias, pequenas cirurgias e biópsia. Além disso, 40 procedimentos de pele foram agendados a partir do mutirão e casos foram encaminhados para tratamento.

Dos atendimentos realizados no ano passado, 38 casos de câncer de pele foram diagnosticados, incluindo cinco melanomas, caracterizado como o tipo mais grave de câncer de pele devido grande potencial de metástase.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.