Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cidade da Grande Florianópolis faz mutirão contra o câncer de pele

Ação vai acontecer em Palhoça | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/12/2019 - 13:12 - Atualizada em: 05/12/2019 - 13:57

No próximo sábado (7), a Prefeitura vai realizar um mutirão de avaliações médicas em lesões e manchas suspeitas de câncer de pele. A ação ocorre em alusão à Campanha Nacional Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas.

Na Policlínica Municipal, que funciona em parceria com o curso de medicina a Unisul, médicos dermatologistas, acadêmicos e outros colaboradores estimam atender, de forma voluntária, 250 pessoas entre as 9h e as 15h.

O mutirão de procedimentos diagnósticos e terapêuticos é destinado a qualquer pessoa que possui lesão suspeita de câncer na pele, porém o atendimento será exclusivo para pacientes com suspeita de câncer de pele, ou seja, outras dermatoses não serão atendidas nesta campanha. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na campanha de 2018, foram realizados 240 atendimentos, 53 procedimentos, entre criocirurgias, pequenas cirurgias e biópsia. Além disso, 40 procedimentos de pele foram agendados a partir do mutirão e casos foram encaminhados para tratamento.

Dos atendimentos realizados no ano passado, 38 casos de câncer de pele foram diagnosticados, incluindo cinco melanomas, caracterizado como o tipo mais grave de câncer de pele devido grande potencial de metástase.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.