Chuva intensa continua e aumenta risco de alagamentos e deslizamentos do Litoral aos Planaltos de SC

Nível da água no Rio Itapocu está no limite | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

30/11/2022 - 14:11 - Atualizada em: 30/11/2022 - 14:22

Desde o último final de semana, foram registrados significativos acumulados de chuvas em todo o Leste de Santa Catarina, principalmente nas regiões do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e parte dos Planaltos Norte e Sul, resultando em picos de cheias em vários locais, sobretudo nas bacias do Itapocu e Médio Vale do Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Monitoramento Hidrológico da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta quarta-feira (30) os níveis dos principais rios nas estações monitoradas estão estáveis, porém acima da normalidade, com destaque para as localidades de Schroeder, Rio dos Cedros, Timbó e Indaial.

Nível de emergência para inundações

Há previsão de chuva persistente e volumosa ao longo de todo o dia desta quarta-feira. Como o solo já está encharcado, os níveis dos principais rios das bacia dos rios Negro, Cubatão do Norte, Itapocu, Vale do Itajaí, Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Cubatão, da Madre, Tubarão, D’Una, Araranguá e Urussanga devem voltar a subir, atingindo nível de emergência para inundações. Também há a possibilidade de que isto ocorra em rios menores, como córregos e riachos.