Cervejaria de Jaraguá é incluída em rota turística

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/01/2016 - 06:01 - Atualizada em: 28/01/2016 - 07:43

A pureza da água, aliada ao lúpulo, ao malte e à levedura na dosagem certa, que resulta na alquimia da cerveja artesanal de qualidade, foi o fator que levou a Santur (Santa Catarina Turismo), órgão do governo do Estado, a compor a “Rota das Cervejas”, que inclui a Karsten Cervejaria, de Jaraguá do Sul, entre as 15 empresas do gênero indicadas pela estatal. A cervejaria genuinamente jaraguaense integra o “Caminho dos Príncipes” juntamente com Joinville, que teve como indicada a Cervejaria Volksbier.

Produzir cervejas artesanais é uma tradição presente nos municípios onde a colonização germânica é predominante, com o mesmo apuro na qualidade empreendido pelos imigrantes italianos no vinho.

O sócio administrador da Karsten Cervejaria, Side Karsten, sediada no bairro Três Rios do Sul, começou o projeto de criar a própria fábrica em abril de 2012 e diz que a surpresa pela indicação se traduz em estímulo extra para seguir com a atividade cervejeira, o qual dedica de 12 a 14 horas por dia. “Antes do projeto, já ‘brincava’ de cerveja artesanal”, revela. Formado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Processo de Cervejaria, conta que na época optou por deixar para trás 12 anos dedicados a uma multinacional, como analista de custos, para investir no sonho.

Surpreendido com a escolha, ele afirma que desconhece o que levou o órgão estadual a indicar a Karsten: “Recebi um formulário da Santur e respondi as informações solicitadas. Para mim, todas as quatro cervejarias de Jaraguá deveriam constar. Não acho que tenho concorrente, cada produto tem a sua característica.”

Os processos burocráticos junto à Prefeitura e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram concluídos em agosto de 2014 e a apresentação do produto by Karsten ao grande público, por licitação, ocorreu durante a Schützenfest (Festa dos Atiradores) de 2015. “Em 2014, a produção era de 1,5 mil litros por mês e hoje, de 3 mil a 3,5 mil litros, com 90% vendido para delivery”, atesta. Por enquanto, apenas um estabelecimento comercial disponibiliza a cerveja Karsten, mas a intenção “é aumentar mais um ou dois pontos de venda.”

O empreendedor esclarece que para cada litro de cerveja 90% é água, acrescido do malte, lúpulo e levedura. Para alcançar a pureza do líquido, a água passa por tratamento de decloração e por filtro de quartzo. Os cinco produtos da marca são Pilsen, Witbier, Red Ale, APA American Pale Ale) e Stout Frade Negro.

Também fazem parte da Rota da Cerveja os roteiros turísticos Vale Europeu (Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba e Indaial), Encantos do Sul (Forquilhinha e Lauro Müller), Vale do Contestado (Caçador e Videira), Grande Oeste (Chapecó) e Costa Verde e Mar (Itapema). Blumenau teve quatro cervejarias incluídas na lista da Santur que seguem Lei Alemã de Pureza, de 1516, que proíbe o uso de conservantes ou cereais não maltados na fabricação.

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação