Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Corupá começaram a receber esta semana os primeiros bolos feitos à base da biomassa de banana. Os alimentos são fornecidos pela Cooperativa de Agricultura Familiar Rio Novo (Cooper Rio Novo) que mantem contrato com a Prefeitura de Corupá para fornecer a banana in natura, além de pães, bolos, macarrão entre outros produtos feitos com a biomassa da banana verde. Da chamada pública realizada no começo do ano, mais quatro cooperativas da região foram selecionadas para fornecer alimentos provenientes da agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal de Corupá, chegando a 40% investido pela Prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na próxima semana, as quatro escolas municipais de Corupá começam a receber os alimentos à base de biomassa da banana sendo que será iniciada a introdução do pão integral. Segundo a chefe da Divisão de Merenda Escolar e Suprimentos da Secretaria de Educação de Corupá, Daniela Neves de Souza, além do incentivo que o município está dando para a agricultura familiar como meio de valorizar a produção local e regional, os principais beneficiados com o fornecimento de alimentos das cooperativas são os alunos.
“Com o fornecimento de frutas e verduras e de alimentos preparados com biomassa da banana, que é produzida em Corupá, estamos oferecendo uma alimentação cada vez mais saudável para nossos alunos da rede municipal”, comenta.
A biomassa de banana verde traz inúmeros benefícios à saúde como controle da glicose, diminuição dos níveis de colesterol, fornece energia, melhora o humor e fortalece os ossos.