Centro Multiuso de São José terá atendimento para sintomáticos neste fim de semana

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/01/2022 - 16:01 - Atualizada em: 14/01/2022 - 16:35

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, vem garantindo o atendimento de sintomáticos respiratórios da cidade, dando prioridade aos munícipes josefenses. Neste fim de semana (15 e 16) o Centro Multiuso da cidade estará aberto para o atendimento da população, das 8h às 17h. Após uma semana de atendimento no espaço, a Saúde apresentou os dados relacionados ao acolhimento da população que busca o serviço.

De 7 de janeiro, o primeiro dia de atendimento do Centro Multiuso, até a última quarta-feira (12), foram realizados 2.177 atendimentos médicos dos sintomáticos. De testes de antígenos, no mesmo período, foram 4.087 realizados, sendo que 1.929 positivaram para a doença. Isso representa 48% que contraíram a doença nos primeiros dias do ano, considerando os pacientes atendidos somente no centro multiuso.

Já os testes de PCR somam 1.705 até o momento. Todos os pacientes que procuram o espaço para atendimento passam pela testagem. A estrutura conta com 40 profissionais de saúde. A prioridade no momento é para os josefenses que procuram o serviço.

Para atender os pacientes que procuram diariamente o Centro Multiuso, a estrutura conta com 40 profissionais de saúde. Destes, oito são médicos que atendem por período, sendo que existe uma capacidade de oferta do serviço que não é ilimitada.

A Secretaria apresentou também outros dados, com referência do 1° dia do ano até a última terça-feira (11). Foram 590 pessoas atendidas nos 0800 da Covid-19. Ainda, foram registrados 3.740 atendimentos a sintomáticos respiratórios na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Análise de tendência

O atendimento aos sintomáticos respiratórios em São José se manterá por período indefinido, conforme apresenta a análise de tendência do município. Nela, a diretoria de Vigilância Epidemiológica orienta medidas para frear o avanço da doença no município.

Conforme a análise estatística realizada pela equipe da diretoria de vigilância epidemiológica, a curva de casos ainda não apresentou, até o momento, estabilização ou queda, tendo um comportamento exponencial no aumento dos casos. Sendo assim, seguem os atendimentos aos pacientes que apresentam sintomas de gripe ou de Covid-19. “Enquanto o município observar que existe alta demanda, o serviço se mantém ativo”, ressalta a secretária adjunta de Saúde, Fabricia Martins.

A estatística utilizada no cenário atual pela Vigilância Epidemiológica de São José apresenta a primeira data de análise no dia 24 de dezembro de 2021. Neste dia, o município registrava 13 casos de Covid-19. Desde então a evolução no quadro de casos tem sido significativa.

Dos 8.675 testes de antígenos realizados até o momento, 4421 positivaram para Covid-19 por meio do teste rápido AG. Totalizando um percentual de 51% das coletas realizadas que positivam. Esse já é o maior pico de transmissão da doença desde o início da pandemia, que foi em março de 2020, revertendo o cenário para mais casos positivos se comparados aos negativos testados.

Cabe enfatizar ainda que se trata do número de positivos desde o início da realização desse teste, na primeira semana de janeiro, não se trata do número de casos ativos da doença, que é diferente e está atualmente com 3.037 casos, considerando além dos testes de antígenos, os exames de RT-PCR que acompanham a mesma proporcionalidade: metade dos testados (50%) positivando para a doença.