Centro de Valorização da Vida procura novos voluntários em Joinville

Foto Wikipédia/Senado

Por: Gabriel Junior

12/03/2019 - 13:03 - Atualizada em: 12/03/2019 - 13:37

Ter mais de 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa e fraterna. Esses são os requisitos para se tornar um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o país há 57 anos. No dia 23 de março (sábado), o CVV vai oferecer um curso de capacitação para voluntários em Joinville.

A ação faz parte da força tarefa de seleção de novos voluntários realizada todos os anos em março, mês no qual é comemorado o aniversário de fundação da instituição, criada em 1962.

Durante o evento, que será realizado no auditório da sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, na rua Jaguaruna,13, no bairro Centro, das 8h30 às 18h30, os participantes poderão se inscrever como voluntários. A inscrição também pode ser feita pelo site do CVV (https://www.cvv.org.br/voluntario/), e, para moradores de Joinville, pelo e-mail (joinville@cvv.org.br) ou What’sApp (47- 9 9718-7678). A instituição oferece atendimento gratuito através do telefone 188, pelo chat, e-mail ou diretamente em um dos postos de atendimentos. Em Joinville, o CVV atende na sede dos Bombeiros Voluntários de Joinville, das 7h30 às 11h30, diariamente.

O Centro de Valorização da Vida conta com 3 mil voluntários no Brasil e 104 postos de atendimento. Em 2018, a instituição realizou 3 milhões de atendimentos. A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Desde sua fundação, a instituição é movida exclusivamente por voluntários. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio (Gass).

Suicídio mata mais do que Aids

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém, a estimativa é de que 9 de cada 10 casos podem ser prevenidos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão (www.setembroamarelo.org.br).

Quer receber as notícias no WhatsApp?