O atendimento será realizado nos pacientes que apresentaram sequelas da doença, a exemplo de dificuldades de respirar e caminhar. “Infelizmente nem todos que pegaram a Covid-19 se recuperam bem. Algumas pessoas recebem alta hospitalar, mas ficam com sequelas e precisam de ajuda para se recuperar por completo”, comenta o prefeito Dimas Kammer.
O Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 vai funcionar com horários agendados de segunda a sexta-feira, mediante o encaminhamento dos profissionais da Saúde.
“A prioridade no momento é para os pacientes de alta complexidade, que foram internados no hospital e estão em situação mais delicada. Na sequência, devemos atender também os casos de média e baixa complexidade”, declara a secretária de Saúde, Maria Teresa de Aguiar Scaini.
Espaço será aproveitado após a pandemia
Quando a pandemia acabar e não houver mais pacientes que precisam de reabilitação pós-covid, o espaço será utilizado como o Centro de Fisioterapia Municipal. Neste ano, 940 pessoas precisaram do serviço e foram atendidas em clínicas credenciadas totalizando 12,7 mil sessões de fisioterapia.
“No momento o foco é nos pacientes que precisam de recuperação completa da Covid-19, porém estamos prontos e equipados para atender os demais casos quando a situação melhorar”, conta a fisioterapeuta responsável pelo Centro de Reabilitação em Forquilhinha, Simone Kammer.
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul