Centro de Bem-Estar Animal é interditado por causa de surto de cinomose

Cbea diz que animais contaminados estão isolados|Foto: Arquivo Jornal da Cidade

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/11/2017 - 11:11 - Atualizada em: 22/11/2017 - 17:35

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) acaba de ser interditado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) por causa do surto surto de cinomose que iniciou na sexta-feira (17) e já contagiou 21 dos 70 cães internados, e dois filhotes morreram. O secretário Jonas de Medeiros apenas atendeu a orientação do coordenador e veterinário do CBEA, Alceu José Athaíde Júnior.

Enquanto estes animais estiverem em tratamento, nenhum outro animal vai poder dar entrada no CBEA. Ainda na segunda-feira a reportagem do Jornal da Cidade já sabia que o pedido de interdição tinha sido feito, mas o secretário da Sema disse não ter conhecimento.

A cinomose, segundo o médico veterinário Albert Lang, é uma doença viral que atinge cães e ataca o sistema nervoso. “Ela pode vir com todos os sintomas, que são desde vômito; diarreia; sintomatologia da pele (as almofadas das patinhas ficam rachadas); conjuntivite; otite; andar deambulante; sintomatologia nervosa; desde convulsões leves e até pneumonia”, disse o veterinário ao ser procurado pela reportagem.

LEIA MAIS: Surto de cinomose no Cbea contamina 16 dos 70 cães

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação