Centro de Atenção à Mulher atende em novo endereço em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/02/2018 - 11:02 - Atualizada em: 19/02/2018 - 12:03

Com a mudança de endereço, o Centro de Atenção à Mulher (CAM) de Jaraguá do Sul passa a atender partir desta segunda-feira (19) no segundo piso do Centro Vida  – Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron – na rua Amazonas, n° 40, no Centro de Jaraguá do Sul, onde antes havia um auditório.

Segundo a Prefeitura, a alteração proporciona ao município uma economia de mais de R$ 3 mil mensais, já que o antigo imóvel, localizado na Rua João Planincheck, era alugado. O novo ambiente tem cerca de 80 metros quadrados, passou por reforma, conta com dois consultórios, uma sala de triagem, recepção, dois banheiros e uma sala de enfermagem. É menor do que a casa onde antes o CAM funcionava. Mas as salas de consultório são maiores, afirma a enfermeira do CAM, Luciana Dreher Hermes. O telefone é o mesmo, 3374-2760.

Os serviços oferecidos no Centro de Atenção à Mulher estão relacionados à saúde da mulher, como gestação de alto risco (nesse serviço são incluídas gestantes de alto risco da região da Amvali, 30% das consultas para esse fim), ginecologia, patologias do colo do útero (verrugas genitais femininas), curso de planejamento familiar e encaminhamento para colocação de DIU de cobre, laqueadura e vasectomia. Os cursos de planejamento familiar estão sendo ministrados nos distritos de saúde (o município foi dividido em quatro distritos), próximos dos pacientes interessados no curso. A cada 15 dias um distrito recebe a palestra.

Centro de Atenção à Mulher em números

-Atendimento de 530 pacientes/mês
-35 inserções de DIU, 20 laqueaduras e 0 vasectomias registradas em 2017, por encaminhamento do serviço
-Economia de R$ 3.200/mês sem o pagamento do aluguel
-658 mulheres na fila por atendimento em ginecologia no CAM

Como acessar o serviço

O Centro de Atenção à Mulher não atende demanda livre, ou seja, não atende pessoas que vão até o CAM solicitando consulta. O atendimento é feito por encaminhamento da unidade de saúde. Quem faz a triagem para o atendimento especializado no CAM é a equipe da unidade de saúde mais próxima da residência da paciente.