Central de Orientação sobre o Coronavírus agora atende pelo WhatsApp em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação PMJS

Por: Elissandro Sutil

26/02/2021 - 14:02 - Atualizada em: 26/02/2021 - 14:57

Devido ao aumento significativo de ligações para o serviço 0800-643-8089, a coordenação da Central de Orientação sobre o Coronavírus de Jaraguá do Sul já colocou à disposição da comunidade o atendimento via WhatsApp pelo número 2106-8448.

“Através deste canal, a população vai poder mandar uma mensagem como faz com seus outros contatos. A partir daí, o munícipe passa a receber mensagens automáticas, até um determinado ponto, quando ela começa a ser atendida por um dos nossos atendentes”, explica a coordenadora de Central, a enfermeira Denise Thum.

Ela acrescenta que neste menu inicial das mensagens automáticas do WhatsApp será possível fazer um filtro e direcionar o atendimento solicitado.

Denise ressalta que mesmo com adoção da plataforma virtual, o serviço 0800 será mantido.

“Até porque algumas pessoas não vão se adaptar com a tecnologia do WhatsApp e querem conversar mesmo pelo telefone. O canal no WhatsApp seria mais uma opção para agilizar porque por ali podemos fazer todo o atendimento, inclusive o envio de documentos, e isso vai nos ajudar muito internamente, até com o resguardo das informações transmitidas” argumenta a coordenadora.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acredita que neste momento de agravamento da pandemia, a adoção da plataforma digital será fundamental na assistência da comunidade.

“Já havíamos cogitado a adoção deste sistema e após uma fase de testes e estudos resolvemos colocá-lo no ar. É mais uma forma do munícipe buscar atendimento precoce, o que é de suma importância nesta atual fase da crise”, pondera.

A plataforma entra em atividade num momento em que o serviço 0800 da Central de Orientação sobre o Coronavírus mostra sinais de sobrecarga.

A média diária saltou de 80 chamadas em setembro de 2020 para atuais 150 telefonemas, mas na última segunda-feira (22) o pico chegou 274 atendimentos somente de pessoas sintomáticas.

 

Com informações da assessoria de imprensa