A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), criada em 21 de março, monitora, no momento, 163 pacientes suspeitos de covid-19 em Jaraguá do Sul.

O teleatendimento gratuito veio como uma alternativa para o atendimento médico dos casos de pessoas com sintomas de síndrome gripal sem que seja preciso sair de casa.

A novidade reduziu para 10% a necessidade de idas presenciais aos postos de saúde, diminuindo riscos à população.

As chamadas são atendidas por três profissionais a cada turno, sempre das 7h30 às 18 horas, para tirar dúvidas sobre a doença, o vírus, as formas de contaminação e prevenção.

Em caso de suspeita de covid-19, os munícipes são monitorados pelos profissionais e também podem ser encaminhados para uma consulta por telefone com os médicos de plantão.

A coordenadora da central explica que quatro médicos promovem consultas por telefone. Uma série de perguntas são feitas como sintomas, cansaço e falta de ar.

Dependendo do caso, há a emissão de atestado para isolamento, recomendação de uso de anti-inflamatório e outros medicamentos, além de encaminhamento para unidades de saúde, como o Pama 1.

O atestado ou receita médica é encaminhado por um número de WhatsApp oficial da Prefeitura de Jaraguá. O papel é impresso com assinatura e carimbo médico, escaneado e enviado via aplicativo para o paciente.

“As farmácias e RH de empresas têm aceitado esse documento via whats app”, comenta Denise, observando que todos estão se adaptando ao novo momento.

Em geral, são pacientes que tiveram contato com alguém que testou positivo para o exame de covid e que apresentam febre, sintomas de gripe, dor de garganta e tosse ou que receberam, no posto de saúde, orientação de ligar para o 0800.

Há um monitoramento de 48 em 48 horas para acompanhar o estado de saúde de pacientes suspeitos de covid que permanecem em isolamento domiciliar.

Desde o início do mês, as informações do monitoramento de pacientes pela Central são incluídas no sistema da Secretaria de Sáude (Saúde Tech), o que antes era feito em planilhas no computador.

Assim, unidades de saúde e Central de Orientação acompanham, juntas, a evolução dos sintomas dos pacientes.

Quem pode ligar

Qualquer pessoa de Jaraguá do Sul com dúvidas ou que apresente sintomas. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença.

Casos

Os números do Boletim Epidemiológico, disponibilizado diariamente em Jaraguá do Sul (sempre por volta das 11 horas), apontavam, em 23 de maio, para 84 casos confirmados, 51 recuperados, 28 em isolamento, três internados em enfermaria, dois óbitos e 147 casos descartados.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul