Segundo dados dos órgãos brasileiros de trânsito, o Brasil é o quarto país do mundo com mais acidentes de trânsito. A cada 15 minutos, uma morte é registrada, e 20 pessoas são hospitalizadas por hora - as vítimas chegam a ocupar 60% dos leitos em hospitais.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro, a Celesc está promovendo ações que integram a campanha “Perceba o Risco - Proteja a Vida”, com o intuito de promover a conscientização do seu público interno sobre condução responsável e sobre o uso adequado da sua frota.

Ao longo do período, estão sendo realizadas ações de conscientização como palestras virtuais, blitze em todos os núcleos e unidades do estado e reconhecimento dos melhores motoristas da companhia.

Um cartaz informa a realização de blitz educativa | Foto: DIvulgação

“A Celesc investe, anualmente, cerca de R$ 40 milhões em renovação de frota, treinamento de empregados, abastecimento, manutenção, licenciamento e rastreamento de veículos”, disse o gerente do Departamento de Administração da Celesc, Jorge Luiz Pereira.

Para ele, esse tema deve ser tratado com atenção por todos os cidadãos. “Na Celesc, não é diferente, já que a responsabilidade e a segurança no trânsito fazem parte da rotina de quem trabalha com um serviço tão relevante para a sociedade catarinense, como a energia elétrica”, afirmou.

Ações serão realizadas até amanhã (25) | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (24), foi realizada um a blitz educativa na Administração Central da Celesc e nos 16 núcleos e unidades, com checklist das condições dos veículos como: pneus em boas condições, limpeza, documentos e entrega de material da campanha.

Em seguida, 200 colaboradores acompanharam uma palestra virtual do especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana e coordenador de Relacionamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, Marcius D’Ávila.

Ele destacou atitudes importantes para o dia a dia no trânsito, como dar seta, não usar o celular, não dirigir sob efeito de álcool, parar na faixa de pedestre, usar dispositivos de segurança.

Motorista é abordado durante uma blitz | Foto: Divulgação

Ainda nesta manhã, a Celesc reconheceu seus melhores motoristas, classificados com base em dados coletados por meio do sistema de rastreamento e telemetria da sua frota, que considera quesitos como aceleração e frenagem bruscas, excesso de velocidade, quilometragem percorrida, ociosidade do motor, ausência de multas e infrações de trânsito, entre outros.

“O objetivo da premiação é preservar a vida, motivar os empregados a melhorarem a cada dia nas suas atividades que envolvam o deslocamento no sistema viário”, explicou o gerente da Divisão de Transportes e Viagens da Celesc, Eduardo Perozin.

Diego Martinello Nesi foi o melhor motorista da empresa no período entre 1º de março de 2019 e 31 de agosto de 2020. Além dele, outros 16 profissionais também se destacaram na condução de veículos e receberam certificados de agradecimento pela responsabilidade e trabalho prudente.

Fonte: Celesc

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul