O Centro de Educação Profissional (Cedup) Prefeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim, recebeu oficialmente um novo espaço que vai estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. O Espaço Maker da unidade foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (27), em um evento com participação da comunidade escolar e gestores de outras escolas da região. O prefeito de Guaramirim, Luiz Antonio Chiodini, e outras lideranças locais também acompanharam a entrega.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

O laboratório tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.

“Estamos muito felizes com a entrega de mais um Espaço Maker. Um laboratório completo que traz toda uma perspectiva diferente de aprendizado, um campo enorme para que o estudante possa provocar seu senso criativo e novas perspectivas para sua vida profissional. A rede estadual de Santa Catarina alcança um nível de excelência nessa gestão, com espaços que poucos lugares têm, e é o que nossa rede merece”, enfatiza o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

O Espaço Maker no Cedup de Guaramirim teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o terceiro laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

“Nós temos uma escola com uma excelente estrutura, com laboratórios de informática e tecnologia, além de lousas digitais. E agora contamos também com o Espaço Maker. Eu confesso que quando entrei nessa sala, nem imaginava a quantidade de coisas que é possível fazer, pois ele permite ter ideias e colocá-las em prática”, comemora a diretora do Cedup, Cristiana Poltronieri.

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais 12 escolas da região de Jaraguá do Sul. Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira também estão presentes no laboratório. Os equipamentos permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.

A secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Educação, Maria Tereza Cobra, destaca o pioneirismo do espaço em escolas públicas. “Esse Espaço Maker materializa um compromisso com a produção de uma educação de qualidade para todos, produzida na escola pública. Uma escola pública desenvolvida com projetos de todos os nossos estudantes, conectada com os mundos do trabalho a partir dos sonhos individuais e coletivos”.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

Além do Cedup de Guaramirim, a EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a EEB Senador Evelásio Vieira, de Blumenau, já têm os Espaços Maker. As próximas entregas serão nas regiões de Tubarão, Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Laguna.