CCR ViaCosteira divulga balanço das ações do Maio Amarelo na BR-101 Sul

Por: OCP News Criciúma

06/06/2023 - 09:06

A CCR ViaCosteira realizou durante o mês de maio diversas ações educativas e de conscientização em apoio ao movimento internacional Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a redução de acidentes no trânsito e preservação da vida.

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicada em 2018, o Status Report on Road Safety, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito.

Ao longo do mês, mais de 5 mil pessoas foram impactadas e beneficiadas pelas mais de 30 atividades realizadas pela Concessionária ao longo do trecho sul catarinense, entre elas “ Epidemia da Distração”, para caminhoneiros; “Café na Passarela”, alertando os pedestres sobre travessia segura; “Caminhos para a Saúde”, ação voltada para a saúde do público caminhoneiro; ação educativa para motociclistas com o ‘’Cinema rodoviário’’; e para os passageiros de transporte coletivo com a ação ‘’Seja o herói nesta viagem”; além da iluminação da ponte Anita Garibaldi, mensagens nos PMV’s e palestras para empresas.

As ações foram realizadas durante os atendimentos e em ações específicas em postos de serviço, com abordagens e entrega de materiais impressos sobre temas importantes, como uso do cinto de segurança, riscos de dirigir utilizando celular, excesso de velocidade e ingestão de bebidas alcoólicas.

Para o Coordenador de Operação da Concessionária, Paulo Linck, o Movimento Maio Amarelo é importante para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito, mas é preciso que a pauta seja constante não só no mês.

“Nesses três anos administrando a BR-101 Sul, percebemos que as empresas e outras instituições vêm considerando a segurança viária nas suas agendas, porém, por ser um processo educativo, o tema precisa ser trabalhado constantemente, principalmente com o público jovem, futuros condutores”, afirma.

Além das ações do Maio Amarelo, a CCR ViaCosteira realiza abordagens educativas durante todo o ano, por meio o seu Plano de Redução de Acidentes (PRA), com o propósito de gerar consciência nos diversos públicos que utilizam rodovias sob sua gestão, sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito para evitar acidentes e fatalidades.