Caso de reinfecção por Covid-19 em Urussanga pode ser erro em teste

"Quando se usa só o teste sorológico, a margem de erro fica muito maior", constata pneumologista, sem destacar a possível reinfecção

Por: OCP News Criciúma

27/08/2020 - 09:08

O Município de Urussanga informou, nesta terça-feira (26), um possível caso de reinfecção por Covid-19 registrado na cidade. Uma mulher, de 44 anos, profissional da área da saúde do Município, teve o teste sorológico positivo confirmado no dia 2 de junho e o exame PCR também positivo em primeiro de agosto, apresentando, no segundo teste, vários dos sintomas do novo coronavírus.

Relatos de órgãos de saúde nacional e internacional apresentaram, nas últimas semanas, dados relacionados à reinfecção pela Covid-19. Para o médico pneumologista, Renato Matos, é muito difícil constatar com certeza uma reinfecção. “Hoje existem testes que a qualidade não é muito boa. Temos observado testes que se faz em um local, dá positivo e no mesmo dia, se faz em outros local e dá negativo. Quando se usa só o teste sorológico, a margem de erro fica muito maior”, explicou em entrevista à Rádio Hulha Negra.

O médico não descarta o caso de reinfecção em Urussanga, mas afirma que é necessário cuidado no diagnóstico. “É uma coisa extremamente rara. Nós não sabemos por quanto tempo essa imunidade ao vírus vai persistir. Já se sabe, por exemplo, que pessoas que tiveram quadros leves, tem níveis mais baixos de anticorpos e podem ter uma probabilidade maior de ter uma reinfecção do que aqueles que tiveram um quadro mais pesado”, completou.

Matos lembra ainda que não existe o “passaporte Covid”, assim, é necessário que os pacientes que já tiveram o vírus, tomem os mesmos cuidados que os cidadãos que ainda não tiveram.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul