A Casan inicia nesta terça-feira (13), pelo Norte da Ilha de Santa Catarina, uma varredura em redes de distribuição de água e adutoras em busca de vazamentos ocultos, que não afloram à superfície e podem gerar grandes prejuízos aos sistemas de abastecimento.

A Operação Caça Vazamentos faz parte de um conjunto de estratégias da Companhia para reduzir as perdas físicas de água, que atualmente oscilam entre 20% e 25% do total do volume de água disponibilizado.

Os vazamentos ocultos não afloram à superfície das vias, uma vez que infiltram no solo ou escorrem para galerias de drenagem. São geralmente vazamentos de menor porte, mas que, muitas vezes, ficam longo tempo sem serem percebidos, impactando os sistemas de abastecimento e aumentando os índices de perdas.

Os vazamentos ocultos infiltram no solo ou escorrem para galerias de drenagem | Foto Casan

Equipamentos de detecção

Os vazamentos ocultos são passíveis de identificação com o uso de equipamentos de detecção acústica, como hastes de escuta e geofones eletrônicos, que serão utilizados pelos técnicos de empresa especializada que dará suporte à varredura. A B&B Engenharia, contratada por licitação, conta com certificação da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi).

Numa primeira etapa, a Operação Caça Vazamentos prevê percorrer 450 quilômetros de redes e adutoras em 18 bairros e praias do Norte da Ilha, preparando o Sistema Costa/Norte da Companhia para a temporada de Verão.

“Se a população enxergar uma equipe caminhando pelas ruas com um equipamento de escuta, saiba que estamos em busca de vazamentos ocultos com a finalidade de reduzir o volume de perdas físicas e trazer melhorias no abastecimento de água”, explica a engenheira Sheila Kusterko, coordenadora do projeto executado pela Superintendência Regional Metropolitana( SRM).

 

Vazamentos são passíveis de identificação com o uso de equipamentos de detecção acústica | Foto Casan

 

Cronograma da Operação:

  • Outubro: Praia Brava, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Santinho e Ingleses (adutoras de água bruta)
  • Novembro: Ingleses (adutoras de água tratada), Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Praia do Forte, Jurerê e Daniela.
  • Dezembro: Muquem e Rio Vermelho.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp