Casan investe em ações operacionais e campanha de economia para recuperar Lagoa do Peri em Florianópolis

Atualmente, 120 litros/segundo não estão sendo captados na Lagoa do Peri | Foto Divulgação

Por: OCP News Florianópolis

10/09/2020 - 12:09 - Atualizada em: 10/09/2020 - 12:41

Com o objetivo de manter o abastecimento e evitar racionamento em regiões atendidas pela captação de água na Lagoa do Peri, a Casan reforça ações operacionais e as campanhas de economia em Florianópolis.

O trabalho foi apresentado na manhã desta quinta-feira (10) na Estação de Tratamento de Água do Peri. “Todos os esforços são para permitir a recuperação desse manancial tão importante para a cidade e manter o abastecimento, fundamental para nossa qualidade de vida e para o enfrentamento da pandemia do coronavírus”, informa a presidente da Companhia, a engenheira sanitarista e ambiental Roberta Maas dos Anjos.

Mesmo que a chuva dos últimos dias e ações de redução da captação já resultem em uma leve recuperação da Lagoa, castigada pelo déficit de chuvas dos últimos anos, a Companhia prevê novas ações operacionais que tornem o Sistema de Abastecimento Costa Sul-Leste ainda menos dependente desse manancial.

Diante dos períodos de estiagem que se prolongam nos últimos anos, a captação vem sendo reduzida, com previsão de chegar a somente a 25% do habitual. Obtenção de água em poços no Campeche e no Rio Vermelho, assim como novas adutoras para interligação ao Sistema Integrado de Florianópolis, que traz água do continente para a Ilha, então entre as ações operacionais em andamento. Rio Tavares e Tapera já são bairros que passaram a ser atendidos por esse sistema.

Para completar o volume necessário para abastecer os 141 mil moradores do Sul e do Leste da Ilha, a Casan conta também com 12 poços do Sistema Complementar do Campeche.

Atualmente, 120 litros/segundo não estão sendo captados na Lagoa do Peri, apesar de a outorga autorizar 200 litros/segundo.

 

Dicas de economia

 

SOB O CHUVEIRO

  • Reduza o tempo de banho.
  • Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros.
  • Em um banho de 5 minutos é possível reduzir para 30 litros.

 

AO ESCOVAR OS DENTES

  • Fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água pode economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

 

VASO SANITÁRIO

  • Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros.
  • Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.

 

NA COZINHA

  • Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros.
  • Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).
  • Limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho também vai facilitar o trabalho e ajudar a economizar.
  • Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.

 

CUIDADOS NO PÁTIO

  • Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são consumidos 279 litros.
  • Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.

 

LAVAÇÃO DOS CARROS

  • Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água.
  • Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros.
  • Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Casan

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp