
Casal que realizou missão na África conversa com estudantes
Geral
sábado, 04:00 - 01/10/2016

Os olhares curiosos dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84, permaneceram focados no casal Waldirene e Oziel Goetten durante quase uma hora de bate papo na manhã de ontem (30). Em 2015 os dois embarcaram para Malawi, na África, com a missão de construir um bloco escolar na aldeia de Madzi, além de oferecer outras assistências, e resolveram compartilhar essa experiência de vida com os estudantes.
Durante os nove meses de viagem, a turma acompanhou a experiência do casal e estabeleceu contato com os habitantes da aldeia. A professora Raquel de Medeiros de Borba desenvolveu com a classe um trabalho acadêmico baseado na cultura africana, mostrando os diferentes aspectos do país. “Trabalhei o gênero carta com eles e enviamos uma ao casal. Também conversamos com as crianças de Madzi através de vídeo”, conta a professora.
Além de histórias ricas, Waldirene e Oziel trouxeram objetos, roupas e moedas típicas do local. “A canga serve para as mulheres como ferramenta, usam como guardador, enrolam seus filhos e usam como saias. A mão tem que estar sempre livre”, revela Waldirene.
Mesmo com as condições extremas, eles explicam que as crianças do Malawi se mantém alegres e receptivos a qualquer forma de afeto. “Lá não tem água tratada, esgoto sanitário, energia elétrica e muito menos brinquedos. A diversão que eles têm é subir em árvores. Por isso, enquanto estávamos na aldeia, construímos um carinho de rolimã. Deu muito certo, um interagia com o outro, sem disputas ou brigas. Essa é uma das principais lições que podemos passar para esses alunos: mesmo não possuindo bens materiais, eles são felizes”, destaca Oziel.
Esse foi o fator que mais chamou a atenção da pequena Gabriele Capitani, oito anos, que disse estar interessada em visitar o País quando crescer para contribuir com aquela população. “Eles não têm brinquedos como nós e mesmo assim se divertem. Nós temos muitas coisas e ainda discutimos um com os outros”, comenta.
“É muito importante passar essa visão de vida aos jovens, mostrar a importância do amor ao próximo e poder acrescentar de algum jeito na vida deles”, finaliza Waldirene.
VEJA TAMBÉM

×