Casal jaraguaense fala da experiência de percorrer a América

Por: Elissandro Sutil

10/02/2018 - 12:02 - Atualizada em: 10/02/2018 - 12:28

Um ditado popular diz que precisamos preencher nossas vidas com aventuras e não com bens, que devemos ter histórias para contar e não coisas para mostrar. É esta vontade de encontrar aventuras e colecionar histórias que move uma família de Jaraguá do Sul em busca do sonho de completar uma volta ao mundo.

Quer receber as notícias do OCP Online pelo whatsApp? Basta clicar aqui

Os jaraguaenses João Paulo e Daiane, acompanhados do filho Antônio, de um ano e meio, e de dois cachorros, embarcaram em uma viagem que mudará a vida de todos. O objetivo desta aventura é valorizar a importância da natureza e garantir que o pequeno Antônio cresça com uma visão de mundo ampliada.

João Paulo e Daiane, acompanhados do filho Antônio | Foto Arquivo Pessoal

A volta ao mundo começou, na verdade, aqui no Brasil. Há cinco meses, a família viajou entre o Sul e o Sudeste do país. Ao retornarem para Jaraguá do Sul, o desejo de uma viagem internacional sem data para terminar ficou mais forte e os planos acabaram saindo do papel.

No último dia 22, João Paulo, Daiane e Antônio embarcaram em um Land Rover Discovery 1 de 1999 rumo às primeiras paradas da viagem: os países da América do Sul, América Central e América do Norte. Esta etapa deve durar cerca de três anos.

Land Rover Discovery 1 de 1999 | Foto Arquivo Pessoal

A longa duração da aventura não é um problema para a família, já que a intenção deles é viver integralmente na estrada. “Somos uma família cigana moderna”, brincam. “Não será um passeio meramente turístico, vamos trabalhar enquanto viajamos para arcar com os custos deste sonho”, destaca João Paulo.

VIVENDO NA ESTRADA 

As filmagens realizadas pelo casal com o uso de um drone servem para a realização de permutas que pagam o combustível, alimentos e outras necessidades. “Este é o nosso trabalho e será nossa moeda de troca durante toda a expedição”, explica Paulo. O uso desta tática demonstra como a iniciativa da família é diferente de uma simples viagem de turismo.

“Vamos realmente viver na estrada”, contam. O carro utilizado pela família foi totalmente adaptado para a experiência, contando com cozinha, geladeira e porta-malas planejado. Todos dormem em uma barraca instalada no teto do veículo.

Veículo utilizado pela família foi totalmente adaptado para a experiência | Foto Arquivo Pessoal

A ideia de viajar neste formato surgiu do programa chamado “Nalu Pelo Mundo”, exibido no Brasil pelo canal Multishow. A atração acompanha as aventuras da família da pequena Isabelle Nalu,que viaja pelo mundo trabalhando.

O casal acredita que a experiência vai dar ao filho a oportunidade de desenvolvimento mais integral. “Viver rodeado pela natureza aguça os sentidos, estimula a criatividade, proporciona o bem-estar e, com certeza, expande os horizontes sobre como o mundo funciona”, emenda o pai.

“Queremos que o Antônio tenha um carinho especial por todas as pessoas de todas as culturas e pela natureza”, disse João Paulo | Foto Arquivo Pessoal

A intenção de João Paulo e Daiane é visitar localidades do interior e não as grandes cidades dos países por onde vão passar. “A gente não cuida daquilo que não conhece e queremos que o Antônio tenha um carinho especial por todas as pessoas de todas as culturas e pela natureza”, finaliza Paulo.

REGISTRANDO TODOS OS MOMENTOS 

João Paulo e Daiane atualizam diariamente um canal no YouTube com vídeos sobre as experiências durante as viagens e dicas para quem sonha em cair na estrada. O canal serve para inspirar pessoas a se integrarem mais com a natureza.

O canal “X Primitive” já conta com mais de 6,7 mil inscritos que acompanham com expectativa as aventuras da família. Além do YouTube, eles também compartilham o dia a dia no Instagram e no Facebook. Recentemente, João Paulo e Daiane se tornaram colaboradores da Overlander, uma revista especializada em viagens com veículos.

Casal compartilha o dia a dia no Instagram e no Facebook | Foto Arquivo Pessoal

Durante a volta ao mundo, o casal pretende conhecer um pouquinho de cada canto e assim encontrar um lugar para morar. “Vamos conhecer tudo para um dia ter a certeza de onde gostaríamos de nos fixar”, comenta Paulo. Acima de tudo, esse estilo de vida segue o lema da família: “vamos lá pra fora!”.