Casa tombada da família Moretti é interditada após parte da estrutura ceder

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/10/2017 - 18:10 - Atualizada em: 08/10/2017 - 11:00

Parte da estrutura da casa Moretti, localizada entre os bairros Santo Antônio e Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, Norte catarinense, cedeu na tarde da última quarta-feira (4) e a tendência para demolição do imóvel histórico deve ser reforçada por parecer da Defesa Civil. Aos motoristas que transitarem na região recomenda-se cautela, bem como aos pedestres, pois há risco de mais desmoronamentos. Ninguém soube informar como se deu o desmoronamento.

LEIA MAIS:

– Casa tombada em Nereu Ramos pode ser demolida para construção de rotatória

A residência está há cerca de um mês no centro de um debate. Alegando que a construção está debilitada, um pedido de destombamento por interesse público foi apresentado pela Prefeitura ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) para construção de uma rotatória no local.

De acordo com o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, essa é a terceira interdição no local – a primeira foi em 2012 e a segunda em 2015, quando um carro invadiu o imóvel. “Vamos fazer nosso papel pela segurança e recomendar que seja demolida, mas o que vai valer é a avaliação do Patrimônio Histórico”, disse. Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, um fiscal do setor foi até o local na tarde desta quinta-feira (5) e deve emitir parecer ainda nesta sexta-feira.

VEJA TAMBÉM: Decisão sobre destombamento de imóvel histórico é adiada por pedido de vistas

Conforme a lei de tombamento, qualquer alteração na casa precisa de uma autorização do conselho. A questão volta a ser debatida na próxima reunião do Comphaan, que deve ser realizada no dia 18.

*Reportagem de Natália Trentini