Casa da Cultura oferece cursos gratuitos de teatro e música nos bairros Aventureiro e Vila Nova

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

08/07/2021 - 18:07 - Atualizada em: 08/07/2021 - 18:12

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior abre, na próxima segunda-feira (12), edital com 185 vagas para os cursos de teatro e música, por meio do programa de extensão da instituição.

As atividades serão ministradas na Estação da Cidadania do Aventureiro e na unidade do Sesc no bairro Vila Nova, em Joinville. As aulas de música são voltadas para crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos e as de teatro para maiores de 12 anos.

Os cursos são gratuitos, iniciam em agosto e vão até dezembro deste ano, podendo ser renovados para 2022.

Os editais com todas as regras e a ficha para a inscrição estão no site da prefeitura e podem ser acessados de forma mais rápida colocando na busca do site os termos “Curso de Teatro” e “Coletivo de Cordas”, ou diretamente pelos seguintes links: https://bit.ly/CursoTeatroCasadaCulturaJlle e https://bit.ly/CursodeMusicaCasadaCulturaJlle.

A inscrição é feita somente no formato virtual e segue até o dia 15 de julho. Na ficha, o interessado deve assinalar o curso e horário pretendidos. As vagas são por ordem de chegada e o resultado será divulgado no dia 19 de julho, também no site da Prefeitura de Joinville.

A matrícula deverá ser feita presencialmente, entre os dias 2 e 5 de agosto, no local em que o estudante fará o curso. Caso haja vagas remanescentes, elas serão direcionadas aos interessados que ficaram no cadastro reserva.

Palco para todas as idades

Nas aulas de teatro os estudantes vão aprender noções básicas de interpretação e elementos de cena. Não é necessário ter conhecimento prévio para participar. Ao todo serão oferecidas 125 vagas divididas entre os turnos matutino, vespertino e noturno. As turmas da manhã e tarde são voltadas para os estudantes mais jovens, entre 12 e 18 anos, e as de noite são para os adultos.

As primeiras cordas e acordes

O curso de música, ou ensino coletivo de cordas, é direcionado para crianças e jovens entre 8 e 14 anos. Nas aulas, os futuros instrumentistas terão noções básicas de música e instruções para execução musical, de acordo com o instrumento escolhido. Serão quatro possibilidades: violino, viola, violoncelo e contrabaixo, todos integrantes do grupo de corda de uma orquestra. O interessado não precisa ter os instrumentos para se inscrever na aula, nem experiência prévia com música.