Cartilha com orientações pós-Covid-19 será disponibilizada para pacientes do Hospital São José de Joinville

Por: Elissandro Sutil

05/08/2020 - 16:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 17:47

Os pacientes do Hospital São José de Joinville (HSJ) irão contar agora com novo recurso para orientar sobre técnicas de cuidados domiciliares que podem auxiliar o individuo a melhorar sua capacidade física diminuída pelo coronavírus.

Trata-se da nova Cartilha Pós Covid-19. O material possui uma linguagem clara e objetiva, e aborda três passos importantes para fortalecer o padrão respiratório. Os pacientes internados para o tratamento da doença no Hospital São José de Joinville já recebem, no momento da alta, a nova cartilha.

A primeira orientação é para que o paciente siga as recomendações médicas prescritas e cumpra rigorosamente o período de isolamento solicitado.

A etapa seguinte, refere-se à retomada da rotina normal e à prática de hábitos saudáveis, tais como acordar e dormir no mesmo horário; realizar as tarefas habituais, respeitando o período de isolamento; observar sinais de alerta do corpo, como cansaço e fraqueza, descansando sempre que necessário; manter alimentação balanceada e ingerir água.

Já a terceira e também fundamental recomendação, é a realização diária de atividades físicas. Sobre o assunto, a cartilha Pós Covid-19 traz ilustrações, tabela com escala de níveis de esforço, dicas de exercícios e explicações práticas de como realizá-los de forma segura.

“Após receber alta, por um bom tempo, o paciente vai precisar reforçar os cuidados em casa. As tarefas apresentadas pela cartilha são simples e vão ajudar a reforçar a função pulmonar e a recuperação pós Covid-19”, explica o diretor de Gestão Hospitalar do HSJ, Douglas Machado.

Com informações de assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul