O principal cartão posta de Florianópolis vai passar por um teste importante na próxima semana. Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), no escritório da empresa Teixeira Duarte, definiu que na próxima segunda-feira (03) será realizada mais uma transferência de carga da ponte Hercílio Luz.

O trabalho começará a partir das 22 horas e ocorrerá ao longo de quatro noites consecutivas, caso haja condições meteorológicas favoráveis. Ao fim do processo, 80% do peso da ponte voltará a ser sustentado pela própria estrutura.

"Será o coroamento de meses de cálculos e planejamento técnico para que efetivamente a ponte possa estar funcionando da forma como ela foi projetada. Por enquanto, temos uma ponte apoiada sobre uma espécie de cavalete. A partir dessa transferência de carga, que ainda não é de 100%, ela volta a ficar apoiada sobre a estrutura normal de estaiamento", explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler.

De acordo com ele, a mudança na posição da ponte será imperceptível, uma vez que a troca de sustentação implica na movimentação de mílimitros.

Reunião nesta quarta-feira (29), no escritório da empresa Teixeira Duarte, definiu próxima etapa da obra | Foto James Tavares/ Secom

Ao contrário da primeira transferência de carga, ocorrida em 2017, desta vez não haverá interrupções no trânsito. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte será fechado durante a operação, que tem um plano de contingência já alinhado com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança.

Participaram da reunião nesta quarta-feira representantes do Corpo de Bombeiros, da Marinha, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?