O sábado (10) foi de alegria e de espetáculo proporcionado pelas escolas de samba, especialmente em Florianópolis e em Joaçaba, que contam com desfiles oficiais para o público. O governador Jorginho Mello esteve no município do Meio-Oeste neste fim de semana e além do desfile na Avenida XV de Novembro também fez uma visita ao Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST) para tratar das demandas da unidade que é referência na região.

No sábado à noite, a avenida central de Joaçaba se transformou em passarela do samba por onde passaram as escolas Unidos do Herval, Vale Samba e Acadêmicos do Grande Vale, atual campeã do Carnaval da cidade.

Já em Florianópolis, dez escolas de samba entraram na Passarela Nego Quirido. O carnaval de 2024 na Capital, depois de sete anos, marca o retorno do apoio do Governo do Estado, com recursos destinados às agremiações. O desfile oficial começou às 17h30 com a apresentação da escola Nação Guarani seguida de Jardim das Palmeiras, Império Vermelho e Branco, Dascuia, Os Protegidos da Princesa, União da Ilha da Magia, Acadêmicos do Sul da Ilha, Consulado, Copa Lord e Unidos da Coloninha.

Além dos desfiles oficiais das escolas de samba em Joaçaba e Florianópolis, o carnaval no estado conta com a participação de blocos de rua, bailes e festas que animam milhares de foliões em cidades de todas as regiões. Além do apoio cultural, o Governo do Estado atua com reforços na área da segurança pública com operações para garantir tranquilidade à população e também a segurança nas estradas.