Carlos Henrique Schroeder difunde a literatura brasileira na Europa

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

13/02/2017 - 11:02 - Atualizada em: 13/02/2017 - 11:11

O escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder, radicado em Jaraguá do Su há mais de dezessete anos, foi confirmado na programação da Printemps Littéraire Brésilien 2017.  A primavera literária, organizada pelo coordenador do departamento de Estudos Lusófonos da Sorbonne Université, Leonardo Tonus, visa difundir a literatura brasileira no continente europeu. O evento está na sua quarta edição.

Entre 25 de março e 7 de abril, 30 autores brasileiros selecionados pela curadoria percorrerão Paris, na França, Bruxelas, na Bélgica, Lisboa, em Portugal, e Barcelona, na Espanha, com palestras, lançamentos e debates.

Carlos Henrique Schroeder, que já conquistou o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional, e Bolsas da Funarte e da Petrobrás, apresentará os livros “As fantasias eletivas e História da chuva”. O primeiro se passa em Balneário Camboriú e o segundo em Jaraguá do Sul, Blumenau e Pomerode.

“É uma oportunidade para a troca de experiências com outros autores brasileiros, mas sobretudo para divulgar os livros no continente europeu, berço da grande literatura durante séculos”, comenta Schroeder. “Fiquei muito feliz com o convite, é incrível como os livros vão encontrando seus próprios espaços, e acabam levando o autor junto”, comemora.

Nomes como o da filósofa Marcia Tiburi e de Marcos Peres, Rafael Gallo e Estevão Azevedo, vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, também integram a delegação.