Carga com mais de 220 mil doses de vacinas chega na madrugada a SC

A governadora interina Daniela Reinehr acompanhou o desembarque das caixas | Foto Ricardo Woffenbuttel/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/04/2021 - 10:04 - Atualizada em: 19/04/2021 - 11:09

Santa Catarina recebeu mais 229,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O novo lote chegou na madrugada desta sexta-feira (16) no aeroporto de Florianópolis e de lá seguiu escoltada por policiais até o depósito de frios da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, de onde será distribuída para as regionais de saúde do estado ainda nesta manhã.

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) acompanhou o desembarque das caixas. “O sentimento é de esperança e gratidão renovadas. Queremos vacinar nossa população o mais rápido possível”, ressalta Daniela Reinehr.

A governadora assegurou que as doses serão encaminhadas com o máximo de agilidade às regionais de saúde, no início da manhã desta sexta-feira. “Toda a programação de envio das doses já está definida e o trabalho seguirá incansável para que a vacinação não pare”, completa Daniela Reinehr.

Do total recebido, 141 mil doses são do laboratório Astrazeneca/Fiocruz e 88,2 mil do Sinovac/Butantan. Os imunizantes serão destinados à vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos de 60 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.701.940 doses recebidas.

 

 

Assim que as vacinas chegaram à Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), em São José, a equipe realizou a conferência e organizou a logística de distribuição para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve em audiência comm a governadora e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, nesta quinta-feira (15), buscando garantir mais vacinas para a população.

“Todo o esforço está sendo feito para que o maior número de catarinenses receba as doses necessárias para a proteção contra a Covid-19. Estamos buscando ampliar a vacinação dos grupos prioritários e orientando todos os municípios que é extremamente necessário realizar a busca ativa das pessoas que não compareceram para o recebimento da segunda dose”, afirma a secretária.

Além disso, a secretária reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser contínuos por toda população para redução da transmissão do coronavírus. Entre as principais medidas de precaução estão: uso de máscaras, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento social.