A equipe do Instituto Australis encontrou, durante o Monitoramento de Praias, a carcaça de um cetáceo encalhado na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira (13) pela manhã.
O animal é uma baleia-bicuda-de-cuvier (espécie Ziphius cavirostris), macho adulto de 6,20 m de comprimento. É um espécime raro, de habito oceânico, sendo este o primeiro registro em Santa Catarina.

Foto Instituto Australis/Divulgação
Apesar de ser chamado de baleia, este animal faz parte do grupo dos golfinhos, que possuem dentes, mas uma curiosidade que o difere muito das outras espécies é que possui apenas um único par de dentes que se projetam para frente e para fora da boca, na ponta da mandíbula inferior, e só surgem em machos adultos.
Participam desta ação o Instituto Australis, a Associação R3 Animal, e o Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Após a necropsia o esqueleto do animal será recolhido.

Foto Instituto Australis/Divulgação
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul
Facebook Messenger