Cão-guia em fase de socialização desperta curiosidade de alunos no IFSC em Jaraguá do Sul

Por: Leonardo Koch

22/08/2019 - 07:08 - Atualizada em: 22/08/2019 - 07:33

Enquanto a professora Maristella Letícia Selli dá aulas de Língua Portuguesa, uma nova colega de turma desperta a curiosidade dos alunos do Instituto Federal de Santa Catarina de Jaraguá do Sul (IFSC). Trata-se de Ingá, uma cachorrinha dócil que está em fase de socialização antes de ser encaminhada a uma pessoa com deficiência visual.

Maristella faz parte do projeto de treinamentos de cães-guia promovido pelo Instituto Catarinense (IFC) de Camboriú e trabalha de forma voluntária como parte do “Famílias Socializadoras”.

Desde 2015, Maristella lecionava no campus de São Miguel do Oeste e veio para Jaraguá este ano para ocupar a vaga deixada por uma professora que se aposentou.

Ingá é a nova atração durante aulas IFSC, em Jaraguá do Sul | Foto Eduardo Montecino/OCP´News

Atualmente, ela mora em Joinville e vem todos os dias para Jaraguá junto de sua fiel escudeira. Ingá é um cão misto entre Labrador e Golden Retriever.

Fase de adaptação

Durante 15 meses, Maristella irá se dedicar a cuidar e socializar o animal em todos os ambientes públicos para que ele desenvolva o comportamento adequado de um cão-guia.

Após a fase de socialização, o animal deve retornar para a escola em Camboriú, onde passará pelo treinamento específico e pela adaptação com deficientes visuais.

“Uma pessoa cega é praticamente invisível na sociedade e quando ela está com o cão-guia acaba sendo incluída”, explica Maristella. “O animal consegue evitar uma série de problemas que os cegos enfrentam no dia a dia”, salienta.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

De acordo com Maristela, a chegada de Ingá aumentou até mesmo o interesse dos alunos pelas aulas. “Muitos querem acariciar, mas a gente explica que ela não pode ser distraída, pois, está em fase de socialização”, pondera.

No entanto, a inserção da cachorrinha em espaços públicos ainda enfrenta desafios. “Toda vez que saio de casa, tenho que explicar para as pessoas que ela é um animal em treinamento”, afirma ao mostrar que Ingá possui uma carteirinha de identificação.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger