A produção de plástico chegou a 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas no mundo. Além de ser uma produção exacerbada, mais de 75% já foram descartadas  sendo a grande maioria destinada à aterros e à incineração. Duas formas de descarte mais prejudiciais ao ambiente.

Além da superprodução de um material que demora no mínimo 100 anos para decomposição, um dos maiores problemas está na destinação errada do plástico.

Permite-se então, que o material se estabeleça em ambientes naturais como os oceanos e provoquem um impacto negativo representativo.

Estão sendo registrados encalhes de animais marinhos que podem ter sido causados pela ingestão de plástico, morte de animais por afogamento, pois ficam envoltos em embalagens e são impedidos de retornar a superfície e principalmente a morte de peixes por ingestão de microplásticos (partículas menores de plástico).

Algumas atitudes podem ajudar na diminuição desse resíduo como a substituição de canudos plásticos. Eles representam cerca de 10% do resíduo descartado e por serem um acessório não essencial, podem ser facilmente substituídos. Algumas alternativas são:

Canudos de palha:

Uma forma tradicional de substituir os canudos plásticos já que os primeiros canudos criados foram feitos com palha. É uma alternativa principalmente por ser um material orgânico, levando pouco tempo para se decompor e um material bem leve.

A desvantagem desse tipo de canudo é que mantém ou aumenta a frequência de descarte e não apresenta fácil locomoção, já que pode amassar ou rasgar.

Macarrão

O macarrão oco está sendo uma alternativa adotada por algumas pessoas. Por cumprir a função do canudo e não transferir sabor à bebida como o de palha, ele pode ser uma boa alternativa. Algumas desvantagens como não conseguir ser reutilizado e não serem tão resistentes se fazem presentes.

Canudos de papel

Os canudos de papel também apresentam diversas decorações e personalizações, não são reutilizáveis, mas duram bastante em bebidas frias. Sua desvantagem é a produção de resíduo, o papel, com a mesma frequência que o canudo de plástico, embora demore menos tempo para se decompor.

Canudos de Bambu

Os canudos de bambu são uma alternativa ótima para quem quer diminuir a produção de lixo e ao mesmo tempo continuar utilizando os canudinhos. Normalmente vêm acompanhados de uma escova para sua higienização, é leve e pode ser facilmente transportado. Algumas pessoas alegam ser mais difíceis de higienizar.

Canudos de Vidro

Os canudos de vidro, são uma ótima alternativa para as pessoas cuidadosas e que procuram uma alternativa. São facilmente higienizáveis, principalmente por virem acompanhados de uma escova específica para isso, além disso são estilosos, apresentando várias estampas e cores diferentes.

Por outro lado, podem quebrar mais facilmente, o que geraria o descarte do vidro. Caso o descarte fosse errado, demoraria milhares de anos para sua decomposição.

Canudos de Metal

Os canudos de metal são a forma de substituição mais durável, também vêm acompanhado de uma escovinha higienizadora. Pode ser feito de alumínio, inox ou metal cirúrgico. O único cuidado necessário é se manter atento ao seu desgaste.

Por ser um produto novo, é bom evitar qualquer tipo de possibilidade de ingestão de metal que poderia levar ao prejuízo da saúde.

Embora sejam boas alternativas de substituição, vale ressaltar que canudos são artigos facilmente removíveis do cotidiano. Dessa forma, a melhor maneira é erradicá-lo, reduzindo a zero a produção de resíduos.

Apoio: Amil