Candidatos revelam propostas para movimentar agricultura
Geral
sábado, 04:00 - 24/09/2016

Fundamental para o desenvolvimento econômico, a agricultura é um dos setores que injetam capital financeiro na arrecadação municipal. E para manter as atividades de bananicultura, rizicultura, piscicultura e plantio da mandioca, que são a base da cultura em Jaraguá do Sul, alguns representantes da área elencaram as prioridades a serem executadas nos próximos quatro anos aos candidatos à Prefeitura.
Algumas reivindicações se repetem. É o caso da reativação da Secretaria de Agricultura, que hoje funciona com a de Obras como uma diretoria. “Além da nomeação, precisamos de projetos que beneficiem mais os produtores rurais. Manter o fornecimento de equipamentos agrícolas como as retroescavadeiras e tratores com pneus também é necessário, além do atendimento veterinário e convênio da saúde junto à categoria”, solicita o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edgar Hornburg.
Para a representante da Cooperativa de Produção Agrícola de Jaraguá do Sul (Copajas), Ivanete de Souza, a frota de máquinas deve ser revitalizada e o atendimento agilizado. “Outra problemática são os acessos às propriedades rurais, principalmente em ocasiões de catástrofes naturais, como enchentes e deslizamentos, que são recorrentes em nossa região”, salienta Ivanete.
Ligado à questão das cheias que afetam a cidade, o presidente da Associação Jaraguaense de Aquicultores, Laércio Krueger, solicita que sejam feitas obras de contenção nas lagoas, além da ampliação dos recursos destinados ao setor e da frequência da manutenção das vias. “Queremos mais materiais para o trabalho, como tubos de concreto, macadame e retroescavadeiras”, lembra Krueger.
Antídio Lunelli (PMDB)
“Sempre ajudei meu pai nas atividades do campo, desde criança. Entendemos que a Prefeitura pode e deve ser um facilitador para os nossos agricultores. Queremos usar a produção de hortaliças locais nas merendas escolares dos colégios e centros de educação infantil, fortalecer a agricultura familiar, ampliar o projeto das hortas comunitárias, que é destaque em todo país, e fornecer subsídios para que os agricultores possam melhorar suas produções. Na Prefeitura teremos um setor de atendimento para orientar aos agricultores e produtores de peixes, todos os benefícios que eles têm disponíveis no governo Estadual e Federal, como linhas de financiamento, acesso à matéria prima para produção agrícola, entre outras oportunidades. Vou ser um defensor dos agricultores. Afinal, é por causa deles que nos alimentamos todos os dias”.
Ivo Konell (PSB)
“Sabemos da importância dos agricultores para a economia e para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul, por isso, uma das prioridades do nosso plano de governo é viabilizar melhorias para essa área. Entre elas, esta a reativação da Secretaria de Agricultura e a implantação de pequenas agroindústrias, pequenos abatedouros e unidades de processamento de frutas; locais ideais para que os agricultores possam processar seus produtos de maneira correta. Ainda, para conseguirem vender esses alimentos já processados, será construído um local para que feiras livres sejam feitas de maneira bem estruturada. Vamos também prezar pelo incentivo às associações e cooperativas e, ainda, recuperar programas que foram esquecidos, como o Calcário, Macadame, Semente para Todos e Caminhão do Peixe”.
Jair Pedri (PSD)
“Vamos fortalecer e estimular a criação de cooperativas com foco na capacitação dos cooperados. Fomentar políticas e programas de saúde animal com plantão veterinário permanente e inseminação artificial. Oferecer condições para o agricultor se manter no campo garantindo os serviços com equipamento e frota adequada. Habilitar e incentivar os produtores rurais na adequação da produção dos alimentos para fornecimento à alimentação escolar e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). Recuperar estradas do interior e realizar a manutenção permanente. Saneamento rural, alimentos orgânicos, exposições agropecuárias e Feira Municipal de Agricultores, tudo isso será realidade na nossa gestão porque terá nosso incentivo”.
Luiz Ortiz (PT)
“Nosso programa de governo prevê a manutenção e melhoria permanente da infraestrutura básica no meio rural, estradas, rede de energia, etc. Apoiaremos a agricultura orgânica e o desenvolvimento da piscicultura fornecendo serviços de escavação e remoção de terras para abertura de lagoas. Também ampliaremos os serviços de assistência técnica e capacitação profissional em parceria com instituições. Criaremos uma Central de Comercialização e Negócios Agropecuários, fazendo com que o agricultor tenha um ganho maior na venda de seu produto e que o mesmo chegue à mesa do consumidor por um preço mais acessível. Aumentaremos a porcentagem da merenda escolar proveniente do agricultor familiar e reativaremos a mini usina de leite garantindo a compra de parte de sua produção para ser utilizada na merenda escolar”.
×