Câncer. A grande vitória está na prevenção, diz especialista de Joinville

Para chamar a atenção da comunidade para a prevenção CHO realiza corrida e caminhada em 7 abril | Imagem Divulgação

Por: Windson Prado

20/03/2019 - 06:03 - Atualizada em: 20/03/2019 - 08:56

Em todo o país mais de 600 mil novos casos de câncer são estimados para o ano de 2019. O câncer de próstata e o de mama estão em segundo lugar no ranking de incidência da doença, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Santa Catarina é o segundo estado onde ocorre o maior número de mortes decorrentes do câncer. Os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) são alarmantes e pequenos cuidados podem auxiliar na mudança dessas estatísticas.

É o caso da prática de exercício físico. Já foi comprovado cientificamente que a prática regular de atividade física ajuda a prevenir diversos tipos de cânceres. Por isso, para marcar o dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, o Centro de Hematologia e Oncologia promove a 3ª Corrida e Caminhada C.H.O – a grande vitória está na prevenção.

O evento é sem fins lucrativos e ocorre no dia 7 de abril, data que antecede o Dia Mundial de Combate ao Câncer. As inscrições para as provas de caminhada, corrida de 4,5km, 9km e 16km já estão abertas pelo site cho.med.br/corrida. Os valores variam entre R$ 35 e R$ 50.

“Precisamos dar mais atenção à doença, com foco principalmente na prevenção e tratamento precoce, por isso a importância em se realizar ações como a Corrida e Caminhada C.H.O. No evento trazemos pacientes em tratamento, mostramos a superação da doença”, destaca Celio Kussumoto, oncologista do Centro de Hematologia e Oncologia.

Ele diz também que apesar dos avanços nos diagnósticos e tratamentos dos variados tipos de câncer a prevenção ainda é o melhor caminho. “Manter hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regularmente continuam sendo as melhores formas de evitar o câncer”, complementa.

Neste ano, a Corrida e Caminhada C.H.O tem largada e chegada na avenida Hermann August Lepper, 1100, em frente à Câmara de Vereadores. Mais de 1500 participantes são esperados para esta edição.

Dados sobre o Câncer

Segundo o Inca, com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres.

Além dos citados, completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Confira a programação da corrida no dia 7 de abril

5h30 às 6h30 | Entrega de kits para atletas de outras cidades

6h45 | Aquecimento

6h58 Largada Pernas Solidárias

7h | Largada distância de 16 km

7h10 | Largada distância de 9 km

7h20 | Largada distância de 4,5 km e caminhada

9h | Início do Cerimonial de Premiação

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?