Campanha Trânsito + Seguro traz mensagem direta a motociclistas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/05/2017 - 16:05 - Atualizada em: 05/05/2017 - 09:49

 

Sob o slogan, “No trânsito, o principal item de segurança é você”, está em desenvolvimento a terceira fase do Programa Trânsito + Seguro. Segundo o Comitê de Trânsito, responsável pelo desenvolvimento do programa, “o novo tema ilustra, por meio de itens de segurança das motocicletas e dos equipamentos de proteção adicionais, que o motociclista, assim como o motorista, continua sendo o maior responsável pela sua segurança no trânsito”.

O Comitê de Trânsito argumenta que a relevância na abordagem desse tema está embasada em números preocupantes levantados em Jaraguá do Sul. Para se ter uma ideia, do total de internações hospitalares via SUS em 2016, ocorridas em função de acidentes de transporte, 7 em cada 10 foram de motociclistas. Além disso, de 2015 para 2016, houve um aumento de 33% de mortes por acidente de trânsito desses condutores no município. Outro dado que chama a atenção é a ocorrência de quatro óbitos de mulheres motociclistas no ano passado contra nenhum em 2015. Ainda em relação a condutoras, registrou-se um aumento em 171% nas internações hospitalares de motociclistas mulheres comparando os anos de 2013 e 2016.

Além da campanha vir apresentando dados de ocorrências no município e depoimentos reais de vítimas e de familiares de quem perdeu a vida no trânsito em Jaraguá do Sul, uma das novidades desta etapa é a instalação de um outdoor na rua Rinaldo Bogo, quase esquina com a Procópio Gomes, no bairro Ilha da Figueira, em que uma moto envolvida em um acidente de trânsito foi pendurada na peça. A mensagem reforça a imagem de que “No trânsito, o principal item de segurança é você”.

Empenhada em conscientizar a população por um trânsito mais seguro, as mensagens da campanha foram divulgadas em diversas plataformas de comunicação: rádio, jornal, revista, outdoor, portais de notícias locais na web, Youtube e em redes sociais (Facebook e WhatsApp). As peças apresentam indicações para acessar os depoimentos em vídeo, que estão hospedados no Facebook e no Youtube.

Para conscientizar a população sobre a grave situação do trânsito na cidade, a campanha trouxe dados estatísticos e depoimentos impactantes. Uma das peças, que informa que os acidentes de trânsito estão entre as cinco principais causas de morte da cidade, está acompanhada do depoimento de uma mãe: “Com a morte do meu filho, ficou um vazio na família.”

Programa Trânsito + Seguro
Esta é a segunda campanha promovida pelo Programa Trânsito + Seguro, criado em outubro/2016 por meio de uma parceria entre Prefeitura de Jaraguá do Sul, Polícia Militar, Polícia Civil e a sociedade, envolvendo cerca de 30 entidades representadas no Comitê de Trânsito.

 

Intitulada “A vida adverte”, a primeira campanha chamava a atenção dos motoristas sobre o uso do celular enquanto dirigiam, hábito que, segundo dados da Polícia Militar, era a principal causa entre os 80% dos acidentes provocados por falta de atenção.

Criado a partir da necessidade de ações permanentes de educação e a implementação de soluções voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito de Jaraguá, o Programa Trânsito + Seguro envolve campanhas viabilizadas com recursos oriundos das multas de trânsito – depositadas em um fundo formado por meio de convênio entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil).