Começou no dia 1º e segue até o fim do mês, a campanha Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul. O tema deste ano é "O mundo em um Abraço".

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover atividades e conscientização sobre o câncer de mama. Recentemente a campanha também incluiu o câncer do colo de útero em suas ações.

Durante todo o mês de outubro diversas atividades serão desenvolvidas. A primeira delas, foi no sábado (1º) com a missa de entrega na igreja Matriz São Sebastião, onde estavam presentes as voluntarias da entidade além da comunidade.

Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul Márcia Regina Pereira Silveira, o Outubro Rosa trata-se de uma campanha muito importante para a entidade e a comunidade.

"Neste ano, a campanha da rede feminina de Jaraguá do Sul tem como tema o mundo em um abraço. O abraço é aquilo que devemos dar a nós mesmas, o auto cuidado. De nos abraçar, nos cuidar, de nos prevenir. O abraço representa a acolhimento que a rede faz há 35 anos na comunidade e aos pacientes que sofrem com essa doença”, destaca.

Márcia também convida a comunidade para participar do próximo evento da programação do Outubro Rosa que acontece no sábado (8). Será realizado o pedágio solidário em vários pontos da cidade. "Nossas voluntárias estarão pedindo doações. Qualquer valor é bem-vindo para a Rede Feminina”, comenta.

Confira a programação:

8/10 - Ação de prevenção - das 9h às 15h: Pedágio solidário - em frente à Uvel, na Avenida Marechal Deodoro - Centro

8/10 - Pedágio solidário - das 8h às 12h - em vários pontos da cidade

20/10 - Resultado concurso de vitrines - nas redes sociais

29/10 - Caminhada Rosa - 8h30 - concentração no estacionamento do Fort Atacadista - saída às 9h

29/10 - Divulgação do resultado do concurso de redação - no estacionamento do Fort Atacadista após a caminhada

* Desde o dia 1º já aconteceram a Missa de abertura na Igreja São Sebastião, o acendimento das luzes na sede da Rede Feminina de Jaraguá do Sul, o culto em Igrejas Luteranas e o lançamento do concurso de redação para alunos do ensino médio.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul existe há 35 anos. A entidade está à frente de projetos importantes, contando com aproximadamente 80 voluntários, 7 colaboradores e 6 prestadores de serviço para atendimento aos pacientes e à comunidade em geral.

Câncer de mama

O câncer de mama é o de maior predominância, com cerca de 29% entre os tumores que atingem as mulheres. Também é considerado a primeira causa de morte pela doença na população feminina no Sul do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos no país, o que representa um risco de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais recorrente entre as mulheres no Brasil, o segundo é cólon e reto.

 

O que é o Outubro Rosa?

É uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.