Na semana passada, o Ministério da Saúde iniciou as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todo o país, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos.

Até a última sexta-feira (9), Blumenau vacinou 1.237 crianças contra a poliomielite, uma média de 247 por dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o número está abaixo da expectativa, tendo em vista que as unidades de saúde têm capacidade para aplicar quase 1 mil vacinas por dia.

A campanha segue até 30 de outubro. Durante a semana, no período da manhã, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) estão atendendo agendamentos feitos presencialmente ou por telefone. À tarde, o atendimento é destinado aos agendamentos efetuados pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. Já os sete Ambulatórios Gerais (AGs) vacinam nos dois períodos mediante agendamento on-line.

Neste sábado (17), acontece o dia "D" de mobilização nacional, quando os postos com sala de vacina ficarão abertos, das 8h às 17h, para atender a população sem necessidade de agendamento - confira a lista aqui. Além disso, na ocasião, um ambulatório montado no Parque Vila Germânica realizará a imunização por ordem de chegada, também das 8h às 17h.

Para receber as vacinas em atraso, é necessário apresentar a caderneta de vacinação na unidade de saúde.

Vacinas ofertadas na campanha

  • Hepatite A e B;
  • Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB);
  • Vacina Oral Poliomielite (VOP);
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP);
  • Vacina Oral do Rotavírus Humano;
  • Pneumocócica 10 valente;
  • Febre Amarela;
  • Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
  • Tríplice Bacteriana (DTP);
  • dT (difteria e tétano);
  • Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela);
  • Meningocócica C;
  • HPV.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul