Entre os dias 6 e 31 de agosto, as crianças de 1 e 5 anos de idade devem ir a uma unidade de saúde para se vacinar contra a Poliomielite e o Sarampo. O dia D da Campanha Nacional de Vacinação será no sábado (18).

Querendo melhorar o desempenho de 2017, quando atingiu apenas 86,6% da população-alvo, Jaraguá do Sul busca agir pela informação para vacinar no mínimo 95% da população, que é a média preconizada pelo Ministério da Saúde.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da secretaria, Fabiane da Silva Ananias, acredita que a desinformação é um dos pontos que fizeram a cidade não atingir a meta mínima em 2017.

Por isso ela fala que a equipe trabalhou durante o ano inteira para levar a importância da vacinação aos jaraguaenses. "Os trabalhos vão se intensificar durante a campanha de vacinação", ressalta.

Surtos no país

A enfermeira e supervisora de imunização da secretaria, Ana Kneipp informa que nenhuma pessoas está livre de doenças virais e bacterianas e alerta para os surtos no país.

"Não tivemos nenhum caso em Jaraguá do Sul, mas é importante lembrar dos casos no Brasil e no estado vizinho", frisa.

A enfermeira pede para os responsáveis levarem as crianças pertencentes ao público-alvo em uma unidade de saúde do município das 7h30 ao meio-dia e das 13 às 16 horas, com a carteirinha de vacinação.

O dia de mobilização nacional, Dia D, será 18 de agosto (sábado), quando todas as unidades de saúde com sala de vacina estarão atendendo no período das 8h às 17h.

Casos de Sarampo

Segundo os dados atualizados até o dia 17 de julho, dois estados estão enfrentando surtos de sarampo: Roraima e Amazonas. Foram 677 casos confirmados no país, sendo 444 em Amazonas e 216 em Roraima.

A Região Sul confirmou apenas oito casos até o momento, e todos foram no Rio Grande do Sul. No Brasil, outros 2.724 casos estão sendo investigados.

Quem pode ser vacinado

São disponibilizadas duas doses para pessoas entre 12 meses e 29 anos. Pessoas com até 49 anos recebem apenas uma dose. Profissionais de saúde, independente da faixa etária, devem receber duas doses

Quem não pode ser vacinado

Gestantes, casos suspeitos de sarampo, pessoas imunocomprometidas e crianças menores de seis meses de idade.

O que é Sarampo?

O Sarampo é uma infecção aguda, de natureza viral. É grave e contagiosa, principalmente em crianças. Os sintomas são febre acima de 38ºC, irritação na pele com manchas vermelhas, tosse, conjuntivite e dor de cabeça.

Quer receber as notícias no WhatsApp?