Campanha de vacinação contra a gripe inicia com grande procura na região de Jaraguá do Sul

Foto Fabio Junkes

Por: Elissandro Sutil

24/03/2020 - 06:03

Iniciou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Nesta primeira etapa que vai até 15 de abril, idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde devem receber a dose da vacina.

Em Jaraguá do Sul, a ação ocorre nas 22 unidades de saúde com sala de vacinação, que atendem, em sua maioria, das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a gripe foram cerca de 3 mil doses em 21 postos (UBS) do Município nesta segunda-feira (23). Segundo a supervisora de Imunização, Ana Cristina Machado Kneipp, as pessoas entenderam o recado e evitaram ir às unidades num mesmo horário.

A supervisora reiterou para que as pessoas sempre liguem antes de se dirigir ao posto mais próximo de sua residência. “O melhor horário de atendimento é na parte da tarde. Além de evitar aglomerações, normalmente pela manhã as equipes das unidades atendem mais casos de sintomas respiratórios”, reiterou.

Já em Guaramirim a aplicação das vacinas iniciará nesta terça-feira (24). O horário de atendimento será das 7h às 16h, sem fechar para o almoço. Quatro locais para atendimento foram definidos pela Secretaria de Saúde: Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) (Centro); CEI Santina Schorck (Avaí); CEI Paula Feldmann (Rio Branco) e Escola José Dequech (Corticeira).

Corupá terá atendimento das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, em dois locais: Salão Paroquial e estacionamento da Igreja Católica São José. Porém, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, as 700 doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde esgotaram nessa segunda-feira (23). A previsão é que novas doses sejam entregues ainda nessa semana. A Prefeitura irá comunicar a população pelo site oficial (corupa.atende.net) e pela imprensa.

As unidades de Massaranduba atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com exceção da ESF Danilo de Toffel, que terá atendimento para vacina toda segunda-feira em horário intercalado e a ESF Centro, que não fechará para o almoço. A expectativa é imunizar 2.037 pessoas na primeira etapa.

Em Schroeder, as doses serão disponibilizadas nas unidades do Centro e Schroeder I. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Nessa primeira etapa o município deve imunizar 1,5 mil pessoas.

Campanha de Vacinação é dividida em três etapas:

1ª fase (a partir do dia 23/3): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase (a partir do dia 16/4): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase e dia D (a partir do dia 9/5): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental. O Dia D será no sábado, dia 9 de maio, quando todas as unidades de saúde com sala de vacinação atendem ao público.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul