Na última sexta-feira (18), a vida do jovem Sebastian Paul de Oliveira virou de cabeça para baixo. Nascido em Jaraguá do Sul e criado em Corupá, Sebastian teve a casa em que morava, com a mãe e o sobrinho, consumida pelo fogo.

Junto com a casa, o jovem perdeu ainda todo seu equipamento de trabalho, conquistado com muito esforço durante anos: Sebastian é professor e músico e todos os instrumentos e material de aula foram perdidos no incêndio.

Para tentar ajudar o filho a recuperar a casa e parte do material que precisa para retomar o trabalho, a mãe de Sebastian, Amanda Margareth Borges, organizou uma vaquinha online, a fim de levantar os recursos necessários.

A mãe conta que Sebastian já se destacava na música desde criança. "Do alto dos cinco anos de idade ele aprendeu tocar o violão com ele deitado em suas pernas e, enquanto não conseguiu vários calos nos dedos e uma melodia digna aos seus ouvidos, não desitiu", relata Amanda.

Desde então, o filho continuou no mundo da música, cantando em festivais e se descobrindo, amadurecendo o talento e conquistando espaço nesse meio.

"O caçula e orgulho da família conseguiu com muito esforço e estudo se formar em História. Logo começou dar aulas e, enquanto pode, não parou", diz a mãe.

A carreira como professor seguia paralela à carreira no mundo da música, em que também trabalhava com direção, composição e montagem de videoclipes, mesmo com a carga horária lotada de aulas em escolas públicas.

Luta

No ano passado, sem ter conseguido aulas para lecionar, o jovem precisou se esforçar ainda mais como músico, para se sustentar.

Os pubs, barzinhos, restaurantes, além de produtores de pequenos e médios eventos da cidade já conhecem bem o músico, conta a mãe.

"Seu esforço e amor se mostra no som da sua voz, na perfeição do seu inglês, também aprendido sozinho. Sebastian cresceu e foi bonito ver ele se transformando em um homem de bem, de caráter e responsável", afirma Amanda.

Agora, em 2020, o filho havia decidido alçar novos voos, mesmo com alguns impedimentos devido à pandemia do coronavírus. Mas, na semana passada, tudo ficou ainda mais difícil para o jovem.

"Sua casa incendiou. Só não foi pior pois não estava em casa. Tudo pelo qual ele lutou e buscou e trabalhou foi tomado pelo fogo. Todo telhado e toda parte de madeira imaginável da casa foi consumida", relata Amanda,

Perdas

Além dos móveis da casa, uma das perdas mais dolorosas para a família foi a dos instrumentos de trabalho, tanto como músico quanto como professor.

"Seu computador, livros, planos de aula, diretrizes, a sua guitarra tão preciosa e especialmente escolhida e paga com muito esforço, mesa de som, microfones, pedaleiras, caixas, câmeras, tudo, absolutamente tudo que um músico precisa pra trabalhar ele perdeu", lamenta a mãe.

Foto Arquivo Pessoal

Amanda conta que foram dez anos de trabalho, conquistas e renúncias para conseguir investir em oferecer o melhor do seu talento musical, por meio dos equipamentos. Por causa do incêndio, Sebastian ficou apenas com a roupa do corpo.

Por isso, a campanha iniciada por Amanda busca levantar recursos e apoio para que o filho possa retomar sua vida e seus sonhos.

Jovem Sebastian Paul de Oliveira na casa após o incêndio | Foto Arquivo Pessoal

"Sebastian é muito valioso, esforçado e trabalhador. Tudo que tinha era fruto do seu trabalho porque a vida fácil nunca fez parte dele. Mesmo ainda resistindo a isso, ele precisa de ajuda. Precisa da sua ajuda, do seu carinho, do seu tempo", pede a mãe.

Recuperação

A campanha vai permitir, no primeiro momento, que a família refaça o telhado da casa. Depois, a expectativa é conseguir comprar pelo menos os equipamentos básicos para que Sebastian possa voltar a trabalhar.

"Finalizo esse apelo pedindo que compartilhem, doem, mostrem aos conhecidos, amigos, alunos, ex alunos e pais, pessoas que possam ajudar ele se reerguer, os pubs e barzinhos que ele já tocou, quem já presenciou sua boa música, divulguem", pede Amanda.

Para mais informações e doações diretas os telefone de contato são (47) 98866-5794 (Sebastian), 47 99686-2991 (Amanda) e 47 99216-4202 (Rafaela).

Para fazer doação online, clique aqui. Também podem ser feito depósitos na conta de Sebastian Paul de Oliveira:

  • Banco do Brasil
  • Agência 2011-7
  • Conta 12080-4
  • CPF 07713220976

Veja como ficou a casa da família de Sebastian depois do incêndio

Foto Arquivo Pessoal

Foto Arquivo Pessoal

Foto Arquivo Pessoal

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul