Campanha abril azul em homenagem aos autistas é lançada oficialmente

Por: Elissandro Sutil

23/03/2018 - 06:03 - Atualizada em: 23/03/2018 - 17:33

Conheça a concha, descubra a pérola. Este é o tema da campanha Abril Azul lançada na quinta-feira (22) no espaço da Associação de Amigos do Autista (AMA), no Jaraguá do Sul Park Shopping. O local será ocupado temporariamente pela entidade e servirá para esclarecer as dúvidas da população sobre o transtorno, além de comercializar camisetas, bonés, guarda-chuvas, cartões e convites para o happy hour da campanha.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é no próximo dia 2 de abril, porém, o mês inteiro será marcado com ações para debater sobre o transtorno e mobilizar a sociedade. Entre os eventos que vão ocorrer, estão o Treinão Solidário, Happy Hour, Pedágio Azul e missa em ação de graças. No pedágio, serão distribuídas pequenas conchas de tecido confeccionadas pela equipe de voluntárias da associação.

Atualmente, a AMA atende 103 usuários e possui mais de cem voluntárias, que ajudam na elaboração dos cartões personalizados. Eles são vendidos durante o ano todo e servem como fonte de renda para a entidade, que se mantém com doações e convênios. A entidade também realiza outros eventos para arrecadar fundos ao longo do ano.

De acordo com a diretora da AMA, Tânia Krause, a associação oferece cinco programas de atendimento, abrangendo desde as crianças até seus familiares. No total, mais de 400 pessoas contam com o suporte técnico disponibilizado pela AMA. “A família é o alicerce deles, por isso é fundamental este apoio e orientação”, comenta Tânia.

Os alunos da entidade recebem atendimento multidisciplinar para desenvolver habilidades, trabalhar questões comportamentais, de comunicação e de interação social.

A presidente da AMA, Leila Modro, enfatiza que o tema da campanha faz uma analogia entre a pérola e o autismo. “Existem algumas conchas mais difíceis de abrir do que outras, e quando abrimos percebemos que existem várias formas e cores, é isso que acontece com os autistas. Eles são mais reservados, mas tem muito potencial”, salienta.

Tânia também completa que “trabalhar com o autismo é aprender a cada dia”, sendo necessário se conectar com eles e ser paciente. A AMA vem elaborando programas para inserir os autistas no mercado de trabalho.

Programação Abril Azul

  • 2º Pedágio Azul (7) – acontece nas principais ruas de Jaraguá do Sul, e pela primeira vez, em Corupá e Schroeder
  • Treinão Solidário (8) – às 8h30, na Praça Ângelo Piazera,
  • Missa ação de graças aos autistas (8) – às 19h, na Matriz São Sebastião
  • Happy Hour (18) – às 19h, no Clube Atlético Baependi