Para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira (18), a Secretaria da Saúde de Joinville realizou uma caminhada com a participação de profissionais da saúde primária e serviços especiais.

A ação foi o ápice da Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental, que aconteceu de 14 a 18 de maio de 2018, e teve como objetivo levar à população, orientações e conscientização sobre o tratamento excludente ainda aplicado aos pacientes com transtornos mentais.

A caminhada teve como ponto de partida a praça Lauro Müller, e seguiu por várias ruas da cidade, até chegar à Associação Catarinense de Ensino, onde o grupo prestigiou a apresentação do evento “Curta Loucura”, realizado pelos alunos do curso de Psicologia da instituição.

Conscientização

A Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental, em Joinville, teve como tema central das discussões o “Protagonismo do Usuário”, e destacou questões essenciais como o respeito aos direitos do paciente e a possibilidade de ele se manifestar e ser ouvido.