Na manhã desta sexta-feira (13), foi flagrado o abandono de um cachorro às margens da rodovia ICR-357 em Içara, a 193 quilômetros de Florianópolis. As imagens foram feitas por uma câmera de um estabelecimento nas proximidades, que inclusive serviu para identificar a placa do veículo em que o cão estava.

A Polícia Militar localizou a família tutora do animal através do veículo, que era um HB20, e encaminhou a proprietária do carro para a delegacia de Criciúma.

Os agentes relataram no boletim de ocorrência que o marido informou que a esposa havia saído trabalhar pela manhã com o veículo. Porém, no local de trabalho da mulher, ela apresentou outra versão aos policiais e acusou o marido de ter abandonado o animal no momento em que ela estava no dentista.

O caso deverá ser investigado, pois as imagens não mostram quem abandonou, somente o veículo que estava no nome da mulher, que é servidora municipal.

A Prefeitura de Içara emitiu uma nota de esclarecimento.

"O Governo Municipal de Içara esclarece que repudia todo e qualquer tipo de maus tratos e abandono de animais. A respeito do episódio que envolve o veículo de uma servidora na manhã desta sexta-feira, dia 13, acrescenta que ainda não teve acesso ao procedimento investigativo conduzido pela polícia. Após isso, irá tomar as medidas cabíveis ao caso.

Ao mesmo tempo, O Governo Municipal mobilizou a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai) para imediatamente resgatar o animal o que foi feito com sucesso. O trabalho de resgate foi acompanhado por um familiar que assumiu a guarda do mesmo."