Câmara de Florianópolis aprova projeto que permite cães na praia

Proposta visa demarcar espaços para cães com seus tutores e com vigilância dos órgãos de fiscalização | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/03/2019 - 14:03 - Atualizada em: 15/03/2019 - 14:42

Florianópolis deu mais um passo na possibilidade de se tornar a primeira cidade do Brasil a ter espaço reserva para animais de estimação. Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (14) em primeira votação o projeto de lei complementar que permite cães na praia.

A proposta visa demarcar espaços nas praias para receber os cães, acompanhados do tutor e com vigilância dos órgãos de fiscalização. O projeto foi aprovado em primeira votação por unanimidade do plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, com 19 votos favoráveis.

A autora do projeto, vereadora Maria da Graça (MDB), explica que já passou da hora de Florianópolis ter uma lei que permita cães na praia: “Esses animais já frequentam a orla, entram na água, os donos levam, mas ficam com medo de agressões. Muita gente deixa de ir à praia porque não pode levar o animalzinho junto, precisamos ter um local específico para eles”.

A vereadora afirmou que o diálogo construído com o Poder Executivo estabeleceu um plano de ação para implementar o projeto. A proposta é delimitar apenas um espaço inicialmente, em uma praia, como experiência piloto e depois expandir para outras caso a iniciativa conquiste o sucesso esperado.

Todos os animais que frequentam esses locais terão que possuir carteirinha de saúde em dia, com todas as vacinas e vermífugos, para evitar a transmissão de doenças, de acordo com o projeto de lei.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?