A Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei em segunda votação, além de dois projetos de decreto legislativo e dois projetos de lei em redação final. A sessão contou com a presença de profissionais da enfermagem no plenário, cujos representantes ocuparam a tribuna livre solicitando apoio ao Piso Nacional da Enfermagem.

Os vereadores ainda aprovaram requerimentos e uma moção. Dois deles estão relacionados aos ataques racistas recebidos por blumenauenses após publicarem um vídeo trajados tipicamente para a Oktoberfest Blumenau em uma rede social. O Requerimento 1168/2022, de autoria do vereador Adriano Pereira (PT), solicita “providências ao Ministério Público de Blumenau, para que realize a identificação e o devido processo legal, por racismo, aos envolvidos na publicação de gislainer.dealmeida, da rede TikTok, em que ela e Márcio José Corrêa fazem vídeo com trajes típico na Oktoberfest”. De acordo com a justificativa da proposta, “a sociedade blumenauense não tolera esse tipo de agressão e o poder judiciário precisa tomar as devidas providências para evitar que casos lamentáveis como esse se repitam”. O requerimento foi aprovado pelo conjunto dos vereadores.
Foi aprovada ainda pelos parlamentares a Moção 114/2022, também de autoria de Pereira, que presta “solidariedade a Márcio José Corrêa e à enteada, que foram vítimas de racismo nas redes sociais ao postarem vídeo com trajes típicos na Oktoberfest, reafirmando que Blumenau é de todos e de todas e que devemos respeito às culturas e às diversidades que compõem a sociedade blumenauense”. As duas proposições aprovadas serão encaminhadas aos destinatários.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.