Caixa e servidores da prefeitura de Joinville começam atendimento de liberação do FGTS

Por: Gabriel Junior

26/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 26/03/2018 - 11:24

Começou na manhã desta segunda-feira (26) o atendimento da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos proprietários de imóveis atingidos pelas chuvas, ocorridas nos dias 16 e 17 de janeiro de 2018. O atendimento está centralizado no Centro de Convenções Alfredo Salfer, piso térreo do Centreventos Cau Hansen, das 8 às 14 horas.

LEIA MAIS: 

– Prefeitura divulga lista de endereço de famílias atingidas pela chuva que poderão pedir a liberação do FGTS

A primeira etapa do atendimento é a triagem, feita por integrantes do 62o Batalhão de Infantaria, que fazem a conferência da documentação. Quando há dúvida na comprovação do endereço do imóvel, se foi ou não atingido pelos alagamentos, a equipe da Defesa Civil faz a verificação.

Do contrário, a etapa seguinte é a liberação da senha para, em seguida, passar ao atendimento da equipe da Caixa Econômica Federal, que consulta o saldo do solicitante e as contas. Na sequência, servidores da Prefeitura de Joinville efetuam o recolhimento dos documentos e organizam o processo.

Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no WhatsApp? Basta clicar aqui

“O atendimento foi muito bom”, resumiu Maria Lúcia Deretti Fischer, moradora da rua Draco, no Jardim Paraíso, na saída do Centro de Convenções, após ter sido atendida. Ela teve o seu imóvel alagado e o piso laminado foi danificado. Vai utilizar o valor do saque do FGTS para comprar outro revestimento e também para repôr móveis que estragaram.

Têm direito ao saque de até R$ 6.220,00 por conta as pessoas residentes em imóveis de regiões atingidas, que tenham saldo do FGTS e que não tenham realizado saque decorrente de situação de emergência nos últimos 12 meses, a contar da data da última autorização de saque.

O gerente de Articulação do gabinete do vice-prefeito, Paulo Manoel de Souza, que coordena a equipe da prefeitura, reforçou a importância de que sejam apresentados os documentos necessários, como o comprovante de residência, preferencialmente a conta de água, com data de emissão ou de postagem entre 30 de setembro de 2017 e 28 de janeiro de 2018.

Não será possível solicitar atendimento em agências da Caixa. Foi definido um cronograma para melhor distribuir o atendimento, de acordo com o mês de nascimento do requerente. É importante que seja observada a data correta para evitar filas. O atendimento prosseguirá até o dia 27 de abril, de segunda a sexta-feira (exceto no dia 30 de março, feriado), das 8 às 14 horas.

*Com informações da Prefeitura de Joinville