Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cai o número de mortes por covid entre pessoas de 70 a 89 anos em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

28/04/2021 - 16:04 - Atualizada em: 29/04/2021 - 19:43

https://youtu.be/mj-xNSdfIZI

Em um momento que ainda é considerado delicado pelos especialistas, uma notícia traz esperança. Após três meses de vacinação contra a covid-19, dados preliminares já apontam efeitos positivos da imunização em Jaraguá do Sul.

As autoridades de saúde começam a observar uma redução de internações e óbitos entre os idosos com mais de 70 anos, em decorrência do coronavírus.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, em números gerais, os óbitos de pessoas com idades entre 70 e 89 anos vem reduzindo significativamente.

Eles representavam 46,5% dos 71 registros ocorridos no mês de março, quando teve início a vacinação para o público a partir dos 70 anos. Com o avanço da vacinação, no mês de abril este percentual caiu para 25%.

Ao analisar separadamente essas duas faixas etárias, a queda fica mais evidente. Em março, 21 pessoas com idades entre 70 e 79 anos morreram vítimas da covid em Jaraguá do Sul. Já na faixa de 80 a 89, foram 12 óbitos pela doença.

No mês de abril – até a terça-feira (27) – os números caíram para 10 entre as pessoas na faixa dos setenta anos e três óbitos na faixa dos oitenta. Uma redução de 48% e 75%, respectivamente.

Outro dado também chama a atenção: as mortes em decorrência do coronavírus em pessoas com menos de 60 anos, representavam 21% em janeiro e 26% em fevereiro. Já nos meses de março e abril, este percentual saltou para 30% e 44% do total de óbitos.

 

Internações

Conforme os dados do Hospital São José, a proporção de idosos entre os novos pacientes internados por covid, também vem reduzindo gradativamente. Em janeiro, dos 82 pacientes internados por covid, 48 tinham mais de 60 anos e 35, tinham menos.

A partir de fevereiro a curva começou a mudar. Dos 86 pacientes internados pela doença, 31 tinham mais de 60 anos e 55, menos de 60. No mês de março, das 186 pessoas internadas por covid-19, 91 tinham mais de 60 anos e 95, menos. O hospital não tem fechados os dados do mês de abril.

Segundo o Gerente Executivo Assistencial do hospital São José, Renan Urack Sagrilo, o cenário inverteu e atualmente há uma maior prevalência de internações hospitalares do público mais jovem, com menos de 60 anos.

“É cedo para sabermos, mas eu acredito que a vacina tenha impactado nestes dados, inclusive, nos casos de afastamentos de funcionários do hospital por covid. Depois da vacinação tivemos pouquíssimos afastamentos pela doença ou casos bem leves”, informa.

A Secretaria de Saúde do Estado também acredita que, embora os dados ainda sejam preliminares, já há indícios da eficácia da vacinação em profissionais da saúde e idosos, principalmente acima de 80 anos.

Até esta terça-feira (27), o município aplicou 19.709 primeiras doses da vacina contra a covid-19, destas, 10.089 pessoas já tomaram a D2.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP