Chopp é o Golden Retrivier que trouxe alegria para estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Osmar Cunha, em Canasvieiras. Através da iniciativa “Setembro Amarelo com Carinho”, articulada pela professora do apoio pedagógico, Izabel Cristina Cipriano, 12 turmas puderam conversar e discutir sobre o tema do mês: suicídio.

“Essa ideia surgiu tendo em vista que tive problemas ligados à área psicológica na minha família, com o meu filho, e o Chopp foi de extrema importância e está auxiliando na recuperação dele”, explica Izabel, que tem a companhia de Chopp há sete anos como seu o animal de estimação.

Chopp ajudou a aliviar a carga emocional dos alunos | Foto PMF/Divulgação

Segundo Izabel, muitas vezes os estudantes trazem para o ambiente escolar uma carga emocional muito difícil para eles. A conversa, a compreensão e o carinho os ajudam a lidar de forma saudável com esses sentimentos e pensamentos.

“É fundamental que seja trabalhado nas salas de aula a inclusão, empatia e o fortalecimento dos laços de amizade, para que possamos vencer os tabus em relação ao suicido e ansiedade”, explica o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Chopp foi importante no trabalhado sobre inclusão | Foto PMF/Divulgação

Políticas públicas

Outro objetivo da atividade, além de aliviar a carga emocional dos grupos, foi incentivar a valorização de políticas públicas de todos os tipos de inclusão, inclusive com Pets.

Características

O Golden Retriever é uma raça canina originária da Grã-Bretanha. Conhecidos por sua amabilidade e companheirismo, são cachorros fiéis e carinhosos.

Por serem muito inteligentes e terem facilidade para aprender truques, muitas vezes também são usados como cães-guia.

Golden Retriever é uma raça canina originária da Grã-Bretanha | Foto PMF/Divulgação

Receba as notícias do OCP pelo WhatsApp: