Atuando com seus funcionários percorrendo toda a cidade diariamente, a BRK, concessionária responsável pelo Serviço Público de Esgotamento Sanitário em Blumenau, está realizando ações em alusão à campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito.

Para garantir a proteção dos motoristas, a equipe de segurança tem intensificado as abordagens e inspeções nos veículos antes de saírem a campo. Além disso, os veículos da BRK possuem controle de velocidade, garantindo o limite delimitado nas vias do município. Para fortalecer as boas práticas no trânsito, há orientação sobre a importância da direção defensiva, do uso correto do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, de não atender chamadas ou manusear o celular, e cuidados na pilotagem de motos.

O Maio Amarelo vem para reforçar o que a BRK já faz com frequência, que é orientar os colaboradores sobre a importância dos cuidados na direção. “Atuar com segurança e integridade é um dos nossos valores, por isso, as ações de conscientização ocorrem em todo o ano. São treinamentos de primeiros socorros e de direção defensiva, checagem dos veículos, Plano Diário de Segurança do Trabalho, palestras temáticas, paradas de segurança, entre outras que realizamos constantemente”, explica Francisco Wessner, gerente operacional da BRK em Blumenau.

Conscientização nas obras

Durante suas atividades, a BRK prioriza a segurança de seus colaboradores e da população. Para isso, moradores e comerciantes das regiões que estão no cronograma de serviços são notificados para estarem atentos a possíveis modificações no trânsito. Nas estradas, as vias são cuidadosamente sinalizadas com placas e cones. Ainda priorizando a segurança, as equipes da concessionária responsáveis por executar os serviços, avaliam o nível de exposição de cada intervenção e, de acordo com a sua necessidade, decidem quais barreiras, proteção e suportes devem usar. Os equipamentos que normalmente fazem parte de uma obra para proteger quem estiver trabalhando ou transitando pela região em caso de um incidente são: guarda-corpo, cinto para restrição de movimentos, isolamento elétrico, cercas para a área de trabalho e barreiras de concreto. “É essencial para a BRK que os nossos colaboradores percebam a importância do uso de barreiras e sinalizações antes de iniciar qualquer atividade. E também que se preocupem em executar o PDST (Plano Diário de Segurança no Trabalho), um planejamento que permite a execução do trabalho de forma segura, evitando possíveis acidentes que podem colocar a sua vida ou de qualquer outra pessoa em risco”, reforça Nicole Ruediger, gerente de QSSMA (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da BRK Regional Sul.

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.