Até novembro deste ano, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, realizou a lavagem preventiva de 134 km de redes coletoras de esgoto no município, superando a programação inicial para 2020, de 115 km. Ainda para dezembro, mais 7 km de redes devem passar pelo serviço.

 

“A lavagem preventiva das redes de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento. Além disso, evita que ocorram entupimentos e eventuais transtornos”, explica o gerente de operação da BRK Ambiental em Blumenau, Guilherme Pimentel.

 

O resultado foi conquistado mesmo com os desafios nos atendimentos e serviços devido à pandemia do novo coronavírus. “Tem sido um ano atípico, precisamos ajustar nosso cronograma para conseguir adotar todas as medidas de segurança e prevenção ao vírus, mas, ainda assim, superamos a meta, e entregamos um serviço de qualidade para a população”, completa Pimentel.

Ainda visando a garantia da eficiência operacional, a concessionária contará, a partir do primeiro trimestre de 2021, com mais um caminhão de grande porte que prestará apoio às atividades e rotinas de campo, realizando serviços de apoio a emergências e apoio nas limpezas e manutenções do sistema de esgotamento.

Lavagem preventiva

O processo de limpeza inicia com a identificação da área. Depois de definida, um caminhão hidrojato é enviado até o local para realizar o serviço. Uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada dentro da tubulação, quebrando as placas de gordura que se acumulam nas redes e empurrando toda a sujeira para um poço de visita. Posteriormente, é realizada a sucção desses resíduos e é dada a disposição final adequada.

O serviço se torna ainda mais essencial visto que o sistema de coleta de esgoto deve funcionar com 99% de material líquido e 1% de material sólido. E, durante os trabalhos, são encontrados nas tubulações diversos materiais descartados de forma irregular, por exemplo: papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonete, tecido, sacola plástica, e resíduos de cozinha, como restos de comida e óleo.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações de tratamento do esgoto (ETEs) da cidade. Mensalmente, a concessionária recolhe, em média, 12 toneladas de lixo descartadas irregularmente no sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Atendimento da BRK Ambiental

A BRK Ambiental disponibiliza canais digitais e telefônicos para informações e/ou solicitações dos serviços relacionados ao sistema público de esgotamento sanitário.

Os meios de contato são os seguintes: telefone 0800-771-0001 e site www.brkambiental.com.br/blumenau, que funcionam 24 horas por dia, além do WhatsApp (11) 99988-0001, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: